Nesta quinta-feira (03/04), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do núcleo de acessibilidade, realizou seminário que levantou estratégias que possam garantir mais acessibilidade para alunos e funcionários da Instituição. O evento “Plano de Atendimento Educacional Especializado” que foi ministrado pela professora do curso de Psicologia da Uespi, Nadja Pinheiro, aconteceu no auditório da FACIME e contou com a participação de estudantes do curso de Fisioterapia e Psicologia.

acessibilidade

Com o objetivo de tornar o ambiente acadêmico mais inclusivo para garantia do direito básico de todos estudantes, professores e técnicos da UESPI, o Núcleo de Acessibilidade busca mapear as necessidades educacionais do Atendimento Educacional Especializado (PAEE), que geram dificuldades ou limitações no âmbito ensino-aprendizagem.

De acordo com Prof. Nadja Pinheiro a política de inclusão é pautada na interação de todos da comunidade acadêmica. “Essa política de inclusão considera que mesmo que você não tenha uma condição de deficiência, pelo menos temos que compreender que em algum momento, todos nós podemos achar uma condição que necessite de adaptação”, afirmou.

Núcleo garante Avaliação Estratégica para estudantes e funcionários

Durante o seminário a Prof. Nadja pontuou o fortalecimento da Comissão PCD, que atua com profissionais de todas as áreas que possuem qualificação para realizar avaliações estratégicas na comunidade acadêmica. “Essa avaliação já prepara uma orientação prévia para distribuir a todos os profissionais que estão envolvidos no atendimento de determinado aluno”, complementou a Prof. Nadja.

A responsabilidade ao entendimento para pessoas que necessitam de auxílios especiais já é prevista no regimento do núcleo. Portanto, a Prof. Nadja garante que é essencial estar ciente se esses estudantes estão sendo atendidos pelo sistema. “Se eu tenho um aluno que está utilizando um colar de identificação, isso significa que ele quer ser identificado. Agora as estratégias que esse aluno vai utilizar vai depender da avaliação que esse estudante vai receber”, completou.

Público Alvo do programa de acessibilidade

O Núcleo de Acessibilidade da UESPI destina-se especialmente comunidade acadêmica, como: alunos (regularmente matriculados), professores (aposentados, efetivos ou substitutos), técnicos, bolsistas de trabalho e estagiários, cujas características atendem ao descrito como Público Alvo da Educação Especial (PAEE).

Uespi