Com o tema “Ferramentas inovadoras para qualificação da APS e redução da mortalidade materna”, a VII edição do Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (CIAPS) acontecerá de 1 a 3 de maio de 2025 e já está com inscrições abertas.

A cada dois anos, o Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (CIAPS) reúne pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da saúde e áreas afins de todo o Brasil e do exterior para debater temas essenciais para formação dos trabalhadores do SUS .As discussões dessa edição abordarão temas como saúde digital, saúde da mulher, mortalidade materna e infantil, saúde baseada em evidências, inteligência artificial, indicadores de saúde, educação permanente e práticas integrativas.

Nesta edição, um dos principais pilares dos debates será a qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) e a redução da mortalidade materna. O congresso discutirá como as inovações estão transformando a atuação dos profissionais por meio de uma abordagem interdisciplinar que integra tecnologias, ensino e formação dos trabalhadores da saúde, ampliando sua capacidade de atuação. O evento será uma oportunidade única para analisar os avanços e desafios do setor, com foco no futuro.

O VII CIAPS disponibilizará 100 vagas para alunos de graduação e pós-graduação somente da UFPI e UESPI mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis ou um pacote de fralda geriátrica. As inscrições para essa modalidade serão realizadas presencialmente na Secretaria do NUEPES, localizada no Prédio Eloá Ferreira Macedo Nunes, no Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Bairro Ininga, Teresina-PI, CEP 64049-550.

Apresentação de trabalhos

O evento contará com conferências, mesas redondas, apresentações culturais, oficinas e comunicação de pesquisas. Para apresentar uma comunicação oral ou pôster, é preciso enviar a proposta de trabalho por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site: www.ciaps.com.br. Cada proposta deve conter até seis autores por trabalho. Acesse as normas para envio do resumo aqui.

Confira aqui os valores de inscrição.

Os trabalhos deverão estar relacionadas a uma das oito áreas temáticas do Congresso:

  1. Saúde digital
  2. Saúde da mulher
  3. Mortalidade materna, infantil, neonatal e fetal
  4. Saúde baseada em evidências
  5. Inteligência artificial
  6. Indicadores de saúde
  7. Educação permanente em saúde
  8. Práticas integrativas e complementares.

Os melhores trabalhos serão posteriormente compiladas nos Anais do evento, que ficarão disponíveis para o público.

Esta edição é uma organização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NUEPES) e Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PPGSM), Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Piauí), Escola de Governo do Piauí (EGEPI), Governo do Piauí, Fiocruz Brasília, UNASUS, Universidade Federal do Pernambuco com o PPDEB. O evento tem apoio da SBMFC, OPAS-BIREME, SESAPI , Sebrae, Rute RNP.

Ufpi