A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), realizou na segunda-feira (31) uma reunião de trabalho com coordenadores e coordenadora dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) dos campi de Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus.

cursoldoc

O encontro teve início às 8h e se estendeu até o período da tarde, abordando temas essenciais como o edital de ingresso nos cursos, evasão estudantil, carga horária docente, certificação dos formandos, organização de seminários regionais e estaduais sobre Educação do Campo, além da adequação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) às especificidades da LEDOC, entre outros assuntos.

A coordenadora de graduação da PREG, Marli Clementino, destacou que a Pró-Reitoria tem se empenhado em fortalecer políticas de permanência na Universidade, garantindo que os estudantes concluam a graduação com a devida qualificação profissional.

"Estamos iniciando, na PREG, reuniões específicas com as coordenações dos cursos para mapear os desafios existentes e, assim, pensar coletivamente em soluções", afirmou.

A coordenadora do curso no campus de Picos, Tamaris Pinheiro, enfatizou a relevância do encontro, considerando que os quatro cursos da LEDOC foram avaliados com nota 5, conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo ela, a reunião é um marco na história do curso.

"Esta é a primeira vez, em 10 anos, que a LEDOC recebe uma atenção específica da Pró-Reitoria de Graduação, oficializando suas principais demandas. Isso torna essa reunião ainda mais importante", destacou.

O coordenador da LEDOC no campus de Teresina, Luiz Bonfim, ressaltou o reconhecimento da importância do curso por parte da gestão superior.

"A iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação, sob a coordenação da professora Marli e sua equipe técnica, é fundamental para que as licenciaturas em Educação do Campo possam expor suas necessidades e buscar, de forma coletiva, caminhos para avançar", pontuou.

Já o professor Marcones Ferreira, coordenador da LEDOC em Floriano, enfatizou o impacto positivo do encontro.

"Essa reunião foi de extrema importância, pois representa o primeiro contato da nova gestão com as coordenações dos cursos. Estamos avaliando os pontos positivos e os desafios existentes, o que nos permite alinhar diretrizes e definir estratégias para o crescimento e manutenção do curso", explicou.

Por fim, o coordenador da LEDOC em Bom Jesus, Ranchmity David, reforçou a relevância da reunião para o futuro da graduação.

"Estamos encaminhando coletivamente as principais demandas da LEDOC e acredito que sairemos deste encontro com avanços significativos para o curso", concluiu.

Ufpi