O Ministério da Educação (MEC) autorizou, nesta sexta-feira, 21, a abertura do curso de pós-graduação stricto sensu Mestrado Interdisciplinar em Propriedade Intelectual, a ser executado no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O curso foi avaliado e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

pi

O programa de caráter interdisciplinar, é voltado para profissionais de diversas áreas do conhecimento interessados em aprofundar estudos na gestão, proteção e aplicação da Propriedade Intelectual em diferentes setores.

O curso contará com duas linhas de pesquisa: Propriedade Intelectual e suas relações com a Ciência, Tecnologia, Indústria e Sociedade; Práticas para ativos de Propriedade Intelectual no Desenvolvimento Tecnológico.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Piauí, José Luis de Oliveira destacou a importância da oferta deste curso para o estado. “A aprovação deste mestrado pela CAPES representa um grande avanço para o Piauí e regiões vizinhas, pois a oferta de programas similares ainda é escassa. O curso também fortalecerá a pesquisa científica com vistas no processo de geração e inovação tecnológica", disse.

De acordo com o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, o curso de mestrado contribuirá significativamente para o desenvolvimento regional, formando profissionais capacitados para atuar na proteção e gestão de ativos intelectuais, fundamentais para a inovação e crescimento econômico.

A previsão é que o edital para seleção de alunos seja divulgado nas próximas semanas. Atualmente, o IFPI oferta 5 programas de Mestrado, nas seguintes áreas: Engenharia de Materiais, Educação Profissional e Tecnológica, Análise e Planejamento Espacial, Matemática e Ensino de Física.

Confira a autorização de funcionamento no Diário Oficial da União.

Ifpi