Com o objetivo de promover o bem-estar e a permanência estudantil, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) criou a Coordenadoria de Saúde, Esportes e Bem-Estar (COSEB), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). A iniciativa visa aprimorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica por meio do incentivo à prática de esportes, lazer e cuidados com a saúde, promovendo a inclusão no ambiente universitário e estimulando práticas corporais.
As principais metas da COSEB incluem a supervisão e coordenação da implementação de políticas voltadas ao cuidado, esporte e bem-estar na Universidade. Além disso, a Coordenadoria busca desenvolver e fortalecer programas de ações afirmativas que incentivem práticas esportivas e atividades de lazer, organizar anualmente os Jogos Universitários da UFPI e institucionalizar iniciativas voltadas à saúde mental, entre outras ações.
De acordo com Emídio Matos, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, a iniciativa é essencial para uma abordagem integral da saúde dentro da Universidade. “Serão necessárias ações conjuntas de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos para transformar o ambiente universitário em um espaço saudável e sustentável. Precisamos considerar as práticas esportivas como fundamentais para uma saúde holística, além de integrar o serviço de apoio psicológico e odontológico com os demais serviços da UFPI”, destacou.
O pró-reitor também ressaltou a importância de parcerias externas. “Precisamos articular as ações internas com a rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, será fundamental estabelecer colaborações com o governo do Estado do Piauí e com as prefeituras municipais onde a Universidade possui campi”, acrescentou.
A coordenadora da COSEB, professora Mara Jordana Magalhães Costa, do Departamento de Educação Física da UFPI, detalhou algumas das ações em desenvolvimento. “Nesse primeiro momento, nosso principal foco é mapear as iniciativas de práticas esportivas na Universidade, planejar políticas de saúde mental e buscar parcerias com órgãos e instituições públicas e privadas para garantir a integração e execução das ações de esporte e lazer”, explicou.
Ela considera que a criação da COSEB representa um avanço significativo para a instituição e um reforço do compromisso com a comunidade acadêmica. “Vejo essa coordenadoria como um grande ganho para a UFPI. Com ela, poderemos fomentar políticas de esporte, saúde e cuidado, retomar projetos importantes e criar novas iniciativas que contribuam para a permanência estudantil e a qualidade de vida dos nossos alunos”, concluiu.
Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por WhatsApp: (86) 99506-7403.
Ufpi