A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia, entre os dias 12 e 14 de agosto, o II Congresso Internacional Rede Brasil - Ricœur. O evento ocorrerá no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, e reunirá pesquisadores da área de Filosofia para debater perspectivas latino-americanas no campo. Nesse sentido, na quinta-feira (13), a reitora da UFPI, professora Nadir Nogueira, reuniu-se com a Assessoria Internacional da Universidade e professores do Departamento de Filosofia para planejar a realização do congresso no espaço físico da Instituição.
As inscrições estão abertas para professores, estudantes e pesquisadores da Filosofia e áreas interdisciplinares como História, Letras, Comunicação, Direito e Saúde que desejem submeter trabalhos. O prazo final para envio é 31 de julho, por meio do site da Rede Ricœur. O Tema do evento é Paul Ricœur e o pensamento latino-americano e as chamadas de trabalhos estão divididas em doze eixos temáticos que são: como "Fenomenologia e Hermenêutica", "Hermenêutica e Ciências Humanas", "Pensamento Latino-Americano", "Filosofia Intercultural, Decolonial e da Libertação", "Ação, Linguagem, Narrativa e Identidade", "Ética, Política e Povos Originários", entre outros.
A reitora da UFPI destaca que o evento será fundamental para fortalecer a internacionalização do conhecimento científico produzido na Instituição, especialmente por contar com a participação de universidades europeias e latino-americanas. “Trazer esta edição do congresso está alinhado às políticas de internacionalização da UFPI, pois permite levar nossa Universidade para além das fronteiras nacionais, ao mesmo tempo em que traz contribuições de outras culturas e consolida esse intercâmbio por meio do trabalho científico”, afirma a professora Nadir.
O professor José Vanderlei Carneiro, coordenador do evento e docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), ressalta a importância de encontros internacionais para o debate coletivo e público do pensamento, destacando o papel central do ambiente acadêmico nesse processo. “O congresso abordará Paul Ricœur e o pensamento latino-americano, buscando aproximar a tradição filosófica francesa da nossa expressão cultural e do pensamento latino-americano, bem como da identidade cultural do nosso estado, fazendo disso uma plataforma de reflexão”, enfatiza.
Já o assessor internacional interino da UFPI, professor Cláudio Carvalho, da Coordenação de Letras Estrangeiras, destaca que o congresso terá caráter interdisciplinar e será especialmente significativo por ocorrer durante o Ano do Brasil na França e o Ano da França no Brasil—uma cooperação bilateral que celebra dois séculos de intercâmbio acadêmico e cultural entre os países. Segundo ele, a presença de pesquisadores estrangeiros ampliará os horizontes dos estudantes da UFPI, mostrando-lhes novas oportunidades acadêmicas.
“Os professores convidados também representam suas instituições, o que possibilita à UFPI fortalecer parcerias internacionais. Esse intercâmbio aumenta as oportunidades de mobilidade acadêmica para nossos alunos, seja por meio de estágios no exterior, pós-graduação internacional ou mesmo a creditação de disciplinas em universidades estrangeiras”, acrescenta o professor Cláudio.
A diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), professora Edna Joazeiro, reforça que o congresso fortalecerá os laços acadêmicos entre França e Brasil e contribuirá para a valorização da produção científica dos dois países. “O evento permitirá não apenas a troca de conhecimento, mas também a valorização dos trabalhos desenvolvidos na pós-graduação. Estamos iniciando um novo quadriênio dos programas de pós-graduação, e a internacionalização é um dos pilares essenciais tanto para a Universidade quanto para o avanço da ciência”, conclui.
Durante a reunião, também participaram a servidora da UFPI, doutoranda do PPGFIL e membro da Comissão Organizadora, Thalyta Arrais; a doutoranda do PPGFIL e membro da Comissão Organizadora, Ozeli Santos; e a membro da Comissão Organizadora, Luciana Santos.
Acesse também os perfis no instagram @gehr.pi e @redebrasil.ricoeur.
Ufpi