Na tarde da sexta-feira (07), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu o secretário de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Luiz Carlos Everton de Farias, para discutir uma parceria voltada ao fortalecimento do Programa “Acredita no Primeiro Passo”. A iniciativa tem como objetivo oferecer crédito acessível, com taxas de juros reduzidas, prazos flexíveis e apoio técnico especializado para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que buscam iniciar ou expandir seus negócios.

Durante a reunião, a reitora Nadir Nogueira apresentou um panorama das ações já em curso na UFPI, alinhadas aos objetivos do projeto, e aproveitou para enfatizar o papel da Instituição na promoção da mobilidade social, na redução da pobreza e no combate à fome, com foco no desenvolvimento sustentável e na inclusão social.

Por sua vez, o secretário Luiz Carlos destacou a relevância dessa parceria como um catalisador para a transformação social.

“O eixo do programa “Acredita no Primeiro Passo” é capacitar as pessoas, qualificá-las e prepará-las para o emprego e empreendedorismo. A Universidade é a detentora do conhecimento, e acreditamos que, com cursos de curta duração, podemos transformar muitas vidas”, explicou Luiz Carlos .

A reitora também mencionou os debates em andamento na Universidade sobre a criação de um curso focado em inteligência artificial, uma área estratégica para o avanço econômico e social do país.

"É preciso, realmente, inovar para que a gente possa avançar e superar dificuldades do ponto de vista econômico e social, e a academia tem um papel predominante nesse processo", concluiu Nadir.

Essa parceria reflete o compromisso da UFPI e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome em unir forças para promover a inclusão e o crescimento sustentável, gerando novas perspectivas para os cidadãos do Piauí.

Também estiveram presentes o vice-reitor da UFPI, Edmilson Miranda; o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Marcos Lira; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro; o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitário, Emídio Matos; Hugo Marini, no exercício da Pró-Reitoria de Administração; Daniel Louçana, no exercício da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; o prefeito universitário, Marco Antônio Mastrângelo; a superintendente de Tecnologia e Informação, Clédjan Costa; o superintendente de Recursos Humanos, Alexandre Rabêlo; o presidente da Copese, Mykael Cardoso; a psicóloga do NAU/UFPI, Rafaella Santiago; o diretor do Departamento de Apoio ao Empreendedorismo do MDS, Alison Ramon Santos; e o Ex-secretário de Planejamento do Piauí, César Fortes.

Ufpi