• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Com foco na inovação e inclusão, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início às atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com um seminário. O evento, transmitido ao vivo pelo canal UFPITV no YouTube, marcou o começo das ações do programa em todos os campi da universidade: Teresina, Picos, Bom Jesus e Floriano.

A mesa de honra foi composta pelos docentes: Prof. Mário Gomes dos Santos (Departamento de Matemática), Prof. Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino) e Prof. Andréia Martins (Departamento de Fundamentos da Educação).

Com um público-alvo diversificado, o evento contou com a presença de 960 alunos dos cursos de licenciatura, 39 coordenadores de área, 2 coordenadores de gestão, 117 professores da educação básica, representantes da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC), secretarias municipais de educação do estado, além de dirigentes da UFPI e membros da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES).

Para a coordenadora institucional do PIBID e palestrante, professora Antonia Dalva França Carvalho, o programa se destaca não apenas pelo seu compromisso social, mas também pelos expressivos números de participantes, que envolvem alunos, professores, coordenadores e escolas conveniadas.

"Os princípios fundamentais do programa buscam, desde o fortalecimento da qualidade das ações acadêmicas na formação inicial de professores dos cursos de Licenciatura da UFPI, até a promoção da melhoria do ensino nas escolas públicas de Educação Básica. Nossos alunos atuam nas escolas como modelos para os estudantes dessas instituições. Desejo muito sucesso nos trabalhos futuros, reforçando que essas ações ultrapassem os muros da Universidade", destacou.

O evento também contou com a participação dos estudantes bolsistas do PIBID e da professora Marli Clementino, coordenadora de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG).

Ufpi