• roma.png
  • vamol.jpg

Com o intuito de promover uma administração pública mais eficiente e de fomentar uma abordagem inovadora e sustentável nos órgãos de controle, na quinta-feira, 28 de agosto, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana (CESU Teresina), assinou um convênio com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para ofertar cursos de extensão exclusivos aos servidores do TCE-PI. As aulas estão previstas para iniciar em setembro de 2024. Presente na ocasião, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou que o acordo também faz parte das comemorações dos 125 anos do Tribunal. “Mantemos uma relação amistosa com o TCE, e queremos utilizar o conhecimento produzido na Universidade Federal do Piauí, tanto na graduação quanto na pós-graduação, com o objetivo de qualificar os servidores deste Tribunal, que tanto contribuem para a sociedade piauiense”, ressaltou.

Serão oferecidos seis minicursos, cada um com 20 horas de duração, em formato híbrido, utilizando metodologias ativas e abordando temas de inovação, tais como: Uso de Inteligência Artificial em Órgãos de Controle; Linguagem Simples; Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Auditorias como Ferramentas para a Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas nos Municípios Piauienses; Inovação Aberta e Compras Públicas de Inovação; e Design Thinking e Inovação no Setor Público.

É válido salientar que os cursos serão ministrados por professores doutores, mestres e especialistas na área. Ao final de cada curso, os servidores receberão um certificado emitido pela UFPI, atestando a conclusão e o domínio dos conhecimentos abordados.

Para a subcoordenadora do CESU Teresina, professora Monique Menezes, além de transmitir conhecimentos teóricos, a formação proposta pelo CESU busca proporcionar experiências práticas que facilitem a aplicação dos conceitos aprendidos em situações reais de gestão pública. “Isso inclui a promoção de uma compreensão ampliada da relação entre políticas públicas e o desenvolvimento sustentável das cidades, abordando temas como tecnologia, inovação, sustentabilidade e governança”, afirmou.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do reitor da UFPI, Gildásio Guedes; da subcoordenadora do CESU Teresina, Monique de Menezes Urra; do superintendente da FADEX, Antônio Vinícius Oliveira; e do presidente do TCE-PI, Kennedy Barros.

Ufpi