O Departamento de Estado Norte-Americano no Brasil abriu inscrições para o Programa Jovens Embaixadores, iniciativa criada em 2002 e que oferece intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de todo o Brasil. O prazo para inscrições se encerra no dia 03 de setembro. O Edital e a ficha de inscrição podem ser acessados no site https://www.jovensembaixadores.org.br/.
Em consonância com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) que, em 2025 será sediada no Brasil, o "Jovens Embaixadores 2025" irá selecionar 30 estudantes que estejam engajados(as) em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas.
Os interessados devem atender aos seguintes pré-requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;
- Cursar o ensino médio na rede pública brasileira. É preciso estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2024.
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
- Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
- Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
- Ter excelente desempenho escolar;
- Ter perfil de liderança e iniciativa;
- Ser uma pessoa comunicativa;
- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
- Estar atualmente engajado(a) por pelo menos três (03) meses em iniciativa(s) de impacto social voltada(s) necessariamente para ações de combate às mudanças climáticas.
Menores de 18 anos devem carregar no sistema on-line o termo de consentimento, devidamente assinado por, ao menos, um(a) responsável legal. O documento deve ser baixado do próprio sistema, preenchido, assinado e carregado novamente no campo indicado.
Com exceção do custo referente à emissão do passaporte, todas as despesas inerentes à participação no Programa Jovens Embaixadores são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
O Jovens Embaixadores é um projeto voltado para jovens estudantes que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social, além de se destacarem em suas comunidades por atitudes positivas, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança e espírito empreendedor.
Seduc