A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura (PPGSC) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoverá a Conferência de Encerramento do Semestre Letivo 2024.01 no próximo dia 24 de junho, às 16h, no auditório do Palácio Pirajá, no Campus Poeta Torquato Neto. O evento, que terá como tema “Escravidão Rural e Migração do Piauí para a Amazônia” e será aberto ao público.
A coordenadora do evento, Professora Cristina Rocha, destaca a importância do tema, afirmando que a discussão sobre o trabalho escravo e migração para a Amazônia é relevante tanto para organizações internacionais quanto para estudos de pós-graduação. “Na história, discutimos o trabalho escravo com uma perspectiva abrangente, incorporando dimensões de outras áreas, além da variável tempo. No Brasil, a experiência com a escravidão colonial, extinta no final do século XIX, ainda reverbera na exploração do trabalho em áreas específicas. No trabalho rural, especialmente a migração de trabalhadores do Piauí e Maranhão para a Amazônia, há um destaque recente devido a denúncias e projeção internacional”, explica a professora.
A conferência contará com o lançamento de três livros: “A Escravidão na Amazônia”, de Ricardo Rezende Figueira, Adonia Antunes Prado e Rafael Franca Palmeira; o Volume 6 da coleção “Sertões do Brasil”, intitulado “O Mundo Rural em Movimento: Perspectivas Contemporâneas”, de Cristiana Costa da Rocha, Solimar Oliveira Lima e Lia Monnielli Feitosa Costa; e o Volume 7 da mesma coleção, “Ensino, Linguagens e Relações Étnico-Raciais”, de Robson Carlos da Silva.
Uespi