• roma.png
  • vamol.jpg

O Instituto Federal do Piauí (IFPI), por meio de parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), está trabalhando para a atualização do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação (PAE - PI). A consulta pública já foi lançada pelo Governo do Estado e o prazo para contribuição é até o dia 26 de junho através do FORMULÁRIO ONLINE.

desertificaçao

De acordo com a SEMARH, atualização do PAE-PI visa a uma maior adequação das ações de combate às necessidades locais, envolvendo todos os agentes da sociedade. O enfrentamento à desertificação exige estratégias integradas de longo prazo que focam na melhoria da produtividade da terra e na gestão sustentável dos recursos naturais.

No âmbito global, a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) tem promovido iniciativas para mitigar os efeitos da desertificação e seca (DLDD). No Brasil, temos o Programa Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB) e no estado do Piauí, foi criado em 2010 o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação, que está atualmente em processo de atualização. A participação ativa da detalhada comunidade é crucial nesse processo para proporcionar uma compreensão mais detalhada das condições específicas de cada região, possibilitando a elaboração de soluções mais eficazes e sustentáveis.

Ifpi