• roma.png
  • vamol.jpg

No dia 4 de junho, foi realizada a prova da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Mais de 20 mil alunos participaram da prova, representando 45 mil escolas em todo o Brasil. Os Colégios Técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) não poderiam ficar de fora dessa grande celebração da Matemática. As provas foram aplicadas simultaneamente nos Colégios Técnicos de Teresina e de Bom Jesus, sob a coordenação dos professores Expedito Henrique Ulisses Pereira e Egnilson Miranda de Moura, respectivamente.

Para o professor Expedito Henrique, do Colégio Técnico de Teresina, é muito importante esse incentivo aos alunos, pois isso os ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a disciplina, e, consequentemente, eles conseguem transformar a realidade da comunidade em que estão inseridos.

Segundo o professor Egnilson Moura, do Colégio Técnico de Bom Jesus, a OBMEP é o maior projeto de olimpíadas do mundo, sendo aplicada na UFPI desde 2005, e os Colégios sempre têm medalhistas. "O CTBJ sempre participou desse projeto, contando com o apoio da gestão e integrando-o ao calendário acadêmico. Já recebemos diversas medalhas e menções honrosas. Temos um professor que prepara os alunos para as provas e alavanca o ensino de Matemática em nossa escola”, acrescentou.

A 1ª fase da OBMEP de 2024 nos Colégios Técnicos da UFPI contou com a participação de um grande número de alunos e, segundo os coordenadores do projeto, há a possibilidade de medalhistas este ano.

O medalhista olímpico William Ryan do Rego Benfica, do Colégio Técnico de Teresina, comentou: “A OBMEP é extremamente importante pois, além de preparar e estimular os alunos no campo da Matemática, também incentiva a expansão dos seus conhecimentos. Além disso, ela abre portas para os alunos, oferecendo oportunidades como renda financeira, bolsas de estudos, vagas em universidades, viagens e conhecimento. A OBMEP me deu o título de aluno olímpico e acredito que ela garantirá o meu futuro. Com ela, a minha vida foi, é, e será mais fácil.”

A aluna, Emanuela Vieira de Sousa, que recebeu menção honrosa na 18ª OBMEP, expressou a importância da Olimpíada para ela e para outros alunos do CTBJ: "A OBMEP é de grande importância, tanto para mim quanto para a escola. É uma excelente oportunidade de adquirir novos conhecimentos e ganhar oportunidades acadêmicas. Estou muito feliz por ter participado e honrada pelo reconhecimento. Acredito que a OBMEP seja uma grande oportunidade para todos os alunos e escolas do nosso país."

Vale mencionar ainda, os alunos do CTBJ que se destacaram na 18ª OBMEP, recebendo menção honrosa, foram Celso Luiz Fernandes Diniz, Julia Kewry Santos de Freitas e Emanuela Vieira de Sousa.

Ufpi