Na terça-feira (23) foi realizada a aula inaugural do Programa Mulheres Mil no Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI). O objetivo é ofertar cursos de formação inicial continuada para mulheres de idade a partir dos 16 anos, sendo o foco principal naquelas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. As aulas serão lecionadas nos três Colégios Técnicos, tendo já iniciadas em Teresina, no dia 8 de abril; e programadas para começar em 11 de maio no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ).
O Programa, lançado por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), deverá ocorrer em dois ciclos com 829 vagas destinadas aos Colégios Técnicos da UFPI para diferentes formações técnicas. O CTF conta com 90 vagas e três turmas para os cursos de operadora de computador, cuidadora de idosos e horticultora orgânico. Na segunda etapa, deverão ser contempladas 120 vagas com quatro turmas.
O coordenador geral do programa na Universidade e professor titular do CTF, Laurielson Chaves Alencar, disse que a execução da segunda parte deverá acontecer até junho de 2025. Ele também dissertou a respeito do Programa Mulheres Mil. “O programa foi implantado em parceria do Governo Federal com universidades (colleges) canadenses, com o objetivo de oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Em 2023, o programa foi reeditado e estamos ofertando aqui na UFPI, a expectativa é que possa causar impactos positivos e capacitar milhares de mulheres”, enfatizou.
Aluna do curso de cuidador de idosos, Dayane Félix, comentou a respeito da experiência na aula de inauguração e demonstrou confiança e felicidade com este novo início. “Foi muito lindo. Os professores também são muito maravilhosos e prestativos com cada um de nós. Nos trataram super bem. Foi uma bênção, eu estou muito motivada.”, declarou.
Antônio Luís de Sousa Nunes, coordenador adjunto do programa, discorreu sobre a importância da aula inaugural para o Colégio Técnico de Floriano. “O evento de hoje representa um marco muito importante para o CTF. É o início de um programa que busca unir a educação ao trabalho, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional, tendo como público-alvo a população feminina em situação de vulnerabilidade social, o que reforça o compromisso com a inclusão e o fortalecimento das mulheres, por uma sociedade mais justa e igualitária.”, assegurou.
Mulheres Mil - Inicialmente, a iniciativa foi implantada em parceria com universidades canadenses com o propósito de oferecer bases de uma política social de inclusão e gênero. O programa foi criado em 2011 e posteriormente relançado em 2023 através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O objetivo é ajudar principalmente mulheres a partir dos 16 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica, respeitando as interseccionalidades e individualidades das mulheres.
Na oportunidade, estiveram presentes o Coordenador Geral do Programa Mulheres Mil, Laurielson Chaves Alencar; o Coordenador Adjunto, Antônio Luís de Sousa Nunes; a Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Edmilsa Santana; a Diretora do Colégio Técnico de Floriano (CTF), Francimeiry Santos carvalho; a Assistente Adminstrativa do Projeto, Ana Cleide; além de professores do curso.
Ufpi