Entre os dias 12 e 13 de dezembro, o Campus São Raimundo Nonato divulgou o projeto IFermentados durante o Encontro Nacional de Popularização da Ciência Ennio Candotti, evento onde foram discutidas ações já realizadas e futuras a respeito da divulgação científica e popularização da ciência no Brasil.
A IFermentados é uma empresa acadêmica, spin-off, aberta em 2023 a partir do Programa Centelha Piauí 2/FAPEPI/MCTI e resultante de pesquisas iniciadas em 2019 no Campus São Raimundo Nonato, que buscam inovar e empreender na área da biotecnologia, popularizando a produção e consumo de kombucha no Estado do Piauí e sobretudo no âmbito da região do Território da Serra da Capivara/PI, enaltecendo a identidade e a cultura alimentar do Nordeste através da utilização inovadora de saborizações que utilizam insumos regionais (frutas, sementes, ervas) para acrescentar sabor, aroma e cor a bebida.
“Para cada alternativa testada, são necessários ajustes na tecnologia de produção, sendo a atuação de discentes do curso de tecnologia gastronomia como protagonistas na elaboração e testes de propostas, aplicando a química e a biologia junto a ciência, tecnologia e inovação gastronômica. A chegada desse produto ao mercado representa a valorização da biodiversidade da caatinga e demais biomas presentes no Nordeste, promovendo a sustentabilidade e movimentação das cadeias produtivas locais através da popularização do que é produzido nas Instituições de Ensino”, explicou a professora Lucimara Zachow, Coordenadora de Pesquisa e Inovação do campus.
Em um momento de confraternização do evento, o produto foi apresentado diretamente a Ministra Luciana Santos, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, que elogiou a iniciativa e a qualidade do produto, destacando o projeto em suas redes sociais. Ainda, em visita ao gabinete do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, a professora Lucimara teve a oportunidade de discutir a valorização das spin offs, bem como a interiorização da ciência através de projetos como IFermentados.
Durante o evento, o produto foi apresentado ainda pra diferentes pesquisadores de todo o Brasil, trazendo importantes feedbacks para o projeto.
Ifpi