Na semana passada, duas solenidades, em Brasília, marcaram os 15 anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma foi realizada pelo Ministério da Educação, na segunda, 4 de dezembro; e a outra, na Câmara dos Deputados, na quinta, 7 de dezembro.
A primeira solenidade foi realizada no Museu Nacional da República e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, dos reitores de todo o País, servidores e estudantes dos IFs, bem como da vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Oneida Cristina; o diretor de operações dos Correios, Temístocles Rodrigues; o secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal; o secretário-executivo do Distrito Federal, Isaias Aparecido, representando o governador do DF, Ibaneis Rocha; a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho; e a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Helena Sampaio.
"Estamos aqui celebrando o importante papel do Institutos e da Rede Federal na vida de jovens e adultos que precisam de uma educação pública e que acreditam na força do estudo", destacou o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, na solenidade.
Nessa mesma cerimônia, houve o lançamento pelo MEC e pelos Correios do Selo Postal em Comemoração aos 15 anos da lei de criação dos Institutos Federais (Lei n. 11.892/2008), que promoveu o acesso à educação profissional pública, gratuita e de qualidade, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
O selo foi escolhido em concurso realizado pelo MEC para homenagear os 15 anos dos IFs e foi criado por Aureliano Machado da Silva, servidor do Instituto Federal do Piauí. O processo de escolha foi realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com o intuito de personalizar um selo postal e criar uma identidade visual que valorize e celebre o aniversário dos Institutos Federais.
O concurso recebeu 13 inscrições e o júri foi formado por servidores do MEC e da rede federal, que avaliaram as propostas a partir dos seguintes critérios: criatividade; originalidade; expressividade; estética; e adequação com o tema proposto.
Projeto multimídia – Para celebrar os 15 anos, o MEC desenvolveu o projeto multimídia “Institutos Federais, a cara do Brasil”, que ficará no Museu Nacional da República até o dia 28 de janeiro. Foram selecionados 15 personagens, das cinco regiões do País, entre professores, técnicos, estudantes e egressos, para narrarem suas trajetórias nos IFs. A fim de contar essas histórias, o MEC percorreu o Brasil, realizando entrevistas, ensaios fotográficos e captação de vídeo com os 15 personagens.
As trajetórias desses 15 indivíduos, ainda que únicas, dialogam com o papel dos Institutos Federais, não só por sua riqueza, diversidade e pluralidade, mas também por serem agentes de transformação social, fazendo a diferença nas comunidades. As fotos e o documentário retratam e contam a história e atuação dessas pessoas no cotidiano escolar e o papel transformador dos IFs na vida das comunidades em que estão inseridos.
Câmara Federal - Em continuidade à agenda comemorativa dos 15 anos dos Institutos Federais, na quinta, 7, foi realizada uma sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem à criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual os IFs fazem parte.
A iniciativa foi proposta pelos deputados federais Maria do Rosário (PT-RS), Reginaldo Veras (PV-DF) e Reginaldo Lopes (PT-MG). Na ocasião, o MEC foi representado pelo secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira, que recordou a história do ensino profissional desde Nilo Peçanha, em 1909 com as Escolas de Aprendizes Artífices, até a criação e a expansão dos IFs.
Os Institutos Federais estão presentes em todas as unidades da Federação e oferecem, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, uma formação humana integral a seus estudantes. Atualmente, há 600 campi em funcionamento, com 1.437.395 estudantes e 10.422 cursos.
Confira os vídeos com a transmissão dos eventos no MEC e na Câmara dos Deputados.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fotos: Luís Fortes (MEC) e Zeca Ribeiro (Câmara dos Deputados)