• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Com o objetivo de apresentar os projetos desenvolvidos na assistência estudantil no que tange a educação e sustentabilidade social no momento atual, a Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), realizará o X Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE), no dia 23 de novembro, como parte da programação do Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2023).

Partindo do tema “Conectando Educação e Sustentabilidade Social”, o SEMAE tem como intuito para além de divulgar serviços da PRAEC/UFPI, apresentar aos estudantes da Instituição, para aqueles que acabaram de ingressar ou aqueles que não conhecem, os serviços ofertados pela Pró-Reitoria, e em como eles podem contribuir na vida acadêmica com foco na permanência e conclusão exitosa de cursos de graduação e pós-graduação.

A programação do SEMAE durará o dia todo, tendo início pela manhã com palestra que abordará sobre o uso de tecnologias e aprendizagem de forma sustentável, a fim de demonstrar como a sustentabilidade e os recursos tecnológicos podem potencializar o ensino. Ao longo do dia serão realizadas oficinas que oferecerão aos participantes a oportunidade de discutir sobre temas relevantes para sua formação, planos e projetos futuros.

Além disso, o Serviço de Apoio à Amamentação (SAMAS) irá abordar a amamentação e a sustentabilidade através de um talk show ao momento que também acontecerá o lançamento de um livro que falará mais a respeito sobre a questão do Aleitamento Materno. A ideia é que essas atividades ocorram simultaneamente com os demais campi da Universidade, por meio dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAE).

Como Coordenadora de Assistência Comunitária e membro da Comissão Organizadora do SEMAE, a profa. Aldora Lebre lembra que toda a programação foi pensada com foco nos alunos. “Desde que o SEMAE foi inserido ao SIUFPI, a PRAEC tem uma preocupação de fazer um seminário voltado para o estudante. As palestras são pensadas para serem temas que são relevantes para o universitário, muitos desses temas são demandas dos próprios alunos”, explicou. “Estamos com uma equipe elaborando toda a programação. Os psicólogos, odontólogos, assistentes sociais e pedagogos estão empenhados em entregar um bom SEMAE para todos os discentes”, destacou.

Somado a isso, a novidade deste ano é o Bazar Solidário, uma oportunidade para os estudantes adquirirem itens variados gratuitamente. A proposta do bazar solidário vem a somar com a temática por promover a sustentabilidade ambiental, com a finalidade de fomentar as ações de doação e troca de utensílios que possam ser utilizados pela comunidade universitária, sem custos para aquisição.

A comissão organizadora do bazar está realizando até o dia 6 de novembro a coleta de itens em diversos pontos dentro da Universidade. Os locais disponíveis para doação são: os Restaurantes Universitários (Rus) de Teresina, a Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco em Teresina e na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, mais especificamente, na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CACOM) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU). Os itens para arrecadação podem ser variados como: vestuário (roupas, jalecos etc), calçados, bolsas, livros, brinquedos, acessórios etc.

Atenção! Para participar de toda a programação e garantir a obtenção do certificado, é necessário que o discente se inscreva no SEMAE pelo site do SIUFPI. Ao final da primeira palestra serão distribuídas senhas para os inscritos, permitindo-lhes acessar o Bazar Solidário e escolher até três itens de sua preferência.

“Acredito que em todos os anos, quando a gente apresenta os seminários, é como se nós estivéssemos prestando conta do nosso trabalho e também fornecendo aos alunos a oportunidade de aprender alguma área interessante a respeito das demandas deles. Portanto, é imprescindível a participação da comunidade acadêmica”, finalizou o cirurgião-dentista e membro da Comissão Organizadora do SEMAE, Patrick Veras Quelemes.

Ufpi