A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) divulga I Encontro Piauiense de Biologia (EPIBIO), que acontecerá entre os dias de 06 a 09 de novembro, Campus Professora Cinobelina Elvas – UFPI, em Bom Jesus, destinado a todos os alunos, professores e profissionais da área que buscam se entusiasmar com o mundo da Biologia.
O EPIBIO traz como tema “Rompendo fronteiras da Biologia: Inovação em Ensino, Pesquisa e Extensão”, com o objetivo de explorar novos horizontes e desafiar os limites do conhecimento científico. O evento contará com palestras de especialistas, abordando temas como “O DNA que fala: histórias ecológicas e evolutivas contadas a partir da genética”, “Atividades Investigativas para o Ensino de Ciências e Biologia: do planejamento à execução e Inteligência Artificial no processo ensino aprendizagem” e a “Cultura Geek como um universo de possibilidades científicas também serão exploradas”.
As inscrições ocorrem por meio do site do evento. Os minicursos serão ministrados por professores convidados de outras instituições, além dos que compõe o quadro da instituição, na área destaca. Serão abordados temas como Educação Ambiental, descobrindo o mundo dos insetos, criação de insetos comestíveis, operação de GNSS de navegação e elaboração de mapa de localização, produção e extração de enzimas de interesse biotecnológico, e Biologia Forense, entre outros.
De acordo com a Coordenadora do evento, a professora Luciana Barboza silva, o I Encontro Piauiense de Biologia faz parte de um processo de consolidação e de intercâmbio do conhecimento e de experiências científicas entre os biólogos profissionais, contribuintes direto na formação dos estudantes da área e da integração efetiva de diferentes unidades de ensino, pesquisa e extensão em nível estadual e nacional, através do estabelecimento de grupos de discussão envolvendo diferentes modelos, abordagens experimentais e estratégias de pesquisa, na grande área de conhecimento da Biologia.
“Com a experiência desta primeira edição, muitas colaborações surgirão ou se consolidarão com a integração cada vez maior dentro de um contexto multidisciplinar, uma característica marcante do EPIBIO. Compreendendo que a ciência e a cultura caminham juntas na formação de um indivíduo completo, será oferecido um espaço para as apresentações culturais, buscando enriquecer a experiência dos participantes, proporcionando momentos de descontração e apreciação das expressões artísticas”, destaca.
Para Helena Carolina Onody, professora do curso de Biologia, UESPI de Corrente, a iniciativa envolve ensino, pesquisa e extensão, e visa fomentar trocas de experiências e futuras cooperações entre os participantes. “São muitos os desafios na área de biologia no Piauí e este evento será fundamental para o enriquecimento do capital intelectual dos interessados na biologia e, consequentemente, para o fortalecimento da biologia em nosso estado. Esperamos que todos os participantes saiam do evento com novas ideias, conexões valiosas e uma motivação renovada para contribuir com a educação, ciência e a pesquisa biológica”.
Confira o perfil do evento no Instagram @epibio2023
Uespi