• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes ainda possuem dúvidas sobre o que pode e o que não pode no dia da prova. Pensando nisso, a professora da Seduc, Hildalene Pinheiro, fez um vídeo explicando tudo.

 

De acordo com a professora, que também faz parte da coordenação do Pré-Enem Seduc, os estudantes precisam estar munidos de 3 elementos oficiais, como ela citou. São eles: Documento oficial de identificação com foto: RG, Passaporte ou CNH; Caneta esferográfica preta, de corpo transparente; e a máscara no rosto, que cubra nariz e boca. "É importante e obrigatório que o estudante esteja com a máscara desde a hora que entra, até sua saída do local de aplicação de prova", afirma Hildalene.

A professora salientou, ainda, a importância de levar o cartão de confirmação. "Muitas vezes, por conta do nervosismo, o aluno esquece as informações do horário, local de prova, a sala que vai fazer o exame, dentre outras informações que possam ter sido solicitadas".

No vídeo, a professora diz ainda que as pessoas que trabalham, precisam levar a declaração de confirmação de presença, para que possam justificar sua ausência no trabalho, por conta do exame.

Já o estudante que precisar levar mochila, não tem problema. Ele pode levá-la, mas ela ficará sob os cuidados das pessoas que estiverem aplicando a prova, bem como todos os objetos que não forem necessários durante o exame. Não é permitido a utilização de livros, o uso de relógio, celular, tablet ou qualquer objeto eletrônico, e nem portar armas.

Sobre alimentação e o que vestir, a professora disse que o lanche poderá ser feito na sala de aula e as roupas devem ser aquelas que dão mais conforto aos estudantes. "Se o local é quente, roupas leves; se frio, uma mais quentinha", disse. O vídeo da professora com todas as informações, está disponível nas redes sociais da Seduc.

 

ENEM

A aplicação do Enem ocorre em dois domingos, 17/01 e 24/01. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: a) linguagens, códigos e suas tecnologias; b) ciências humanas e suas tecnologias; c) ciências da natureza e suas tecnologias; d) matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões ao todo. Os participantes também são avaliados por meio da redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade.

Pela primeira vez, o Inep realizará o Enem Digital, com aplicação dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. A prova em computador está prevista para cerca de 100 mil participantes.

 

Seduc