• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A programação I Simpósio on-line de Biologia da UESPI: Ciência e Ensino em Foco conta com mais de 1.400 participantes. O evento que iniciou nessa segunda-feira (14) com minicursos online, mesas redondas e palestras, segue até amanhã (18) no canal Simpósio Biologia no YouTube. A Atividade busca fomentar a pesquisa e ensino na área das Ciências Biológicas.

O encontro promove momentos de ampla discussão acerca de temas norteadores comuns a área de biologia e ensino, com o intuito de promover a integração e a transferência de conhecimento entre os participantes em nível de pós-graduação e graduação.


O Simpósio foi pensado e direcionado para mestrandos do PROFBIO e acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da UESPI (Teresina, Campo Maior, Corrente, Floriano, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Picos). A coordenadora do PROFBIO nacional, Cleida Oliveira, que realizou a abertura do evento, ressalta que eventos com tantas oportunidades formativas, de minicursos e de interação com docentes e pesquisadores de diversas instituições como o Simpósio fomentam discussões ainda não exploradas na área.

“É essencial que possamos participar de discussões como essa para ampliar horizontes e apontar perspectivas não só para os mestrandos do curso, mas também para o grande quantitativo de alunos de graduação e ensino médio que estão participando. Só temos que parabenizar e agradecer a equipe, que, com o apoio da administração central da UESPI, mostra sua proatividade e engajamento com a formação dos alunos”, diz.

Estão sendo ofertados 18 minicursos, além de palestras com professores convidados de várias instituições do Brasil. Um desses minicursos foi o de “Genética forense de DNA humano e não humano: muito mais que CSI”, que teve como ministrante a professora Andreia Marrero, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela aponta que o evento abriu oportunidades de falar sobre um assunto que precisa cada vez mais ser discutido: genética forense de humanos e não humanos na identificação de indivíduos, desenho do cenário genético histórico das populações e também no combate ao tráfico de animais silvestres.

“Este curso foi especificamente sobre animais (humanos e não humanos), mas é importante lembrar que a genética forense é aplicada a todos os organismos (animais, plantas, fungos, vírus, bactérias,etc). Estou certa que atingimos o objetivo principal do curso, de apresentar as aplicações forenses da utilização de marcadores genéticos na identificação de amostras biológicas em diferentes espécies (humanos e não humanos) e que todos lembramos de situações em que a genética forense possa ser aplicada. Tivemos alguns esclarecimentos conceituais e principalmente ficamos com mais perguntas, e isso é muito bom pois a busca por respostas é o que move a ciência”, destaca a professora explicando um pouco a metodologia utilizada no minicurso on-line.


A programação do encontro on-line continua até o amanhã, 18 de setembro. Nessa quinta-feira (17), os participantes contarão com os minicursos de Construção e interpretação de gráficos estatísticos, Olhares sobre a Ciência, Utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC’S) como ferramentas para a melhoria do aprendizado nas aulas de biologia, Bioinformática e Biologia Computacional, entre outros.

Confira a programação completa. Acompanhe as discussões no canal do YouTube do Simpósio de Biologia.

 

Uespi