• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 

Um artigo produzido pelos professores Francisco Ronan Araújo (Campus São Raimundo Nonato) e Alexandro Nascimento (Campus Parnaíba) foi publicado, neste mês, na revista internacional Journal of Physics: Condensed Matter, importante periódico na área de Física da Matéria Condensada. O trabalho teve orientação dos professores J. Milton Pereira Jr. e Diego R. da Costa, ambos do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará.

O trabalho, intitulado "Current modulation in graphene p-n junctions with external fields" ("Modulação na corrente em junções p-n de grafeno com campos externos", em livre tradução), estuda o controle da corrente elétrica em uma monocamada de grafeno submetida a campos elétricos e magnéticos. Tal sistema físico é baseado nas propriedades extraordinárias que os elétrons apresentam no grafeno. No caso de uma junção p-n, é possível haver transmissão de elétrons através da interface p-n com um ângulo de refração negativo (uma característica de metamateriais). Esta possibilidade de refração negativa pode ser explorada para focalizar um feixe de elétrons, a partir de uma fonte pontual, em um ponto focal no lado oposto da junção p-n. Neste trabalho foi mostrado como campos elétricos e magnéticos podem afetar a posição do ponto focal em questão.

O professor Francisco Ronan V. Araújo é doutorando em Física pela Universidade Federal do Ceará com período sanduíche no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (SP) e ex-aluno do curso de Física do Campus Parnaíba do IFPI. Ele explica que o trabalho apresenta um modelo teórico de dispositivo eletrônico com grande potencial de aplicação em circuitos nanoeletrônicos.

O grafeno, objeto de estudo do trabalho mencionado, foi isolado pela primeira vez em 2004 por pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e rendeu o Prêmio Nobel de Física de 2010. Desde então, o número de pesquisas relacionadas ao tema "grafeno" vem crescendo rapidamente. A Universidade Federal do Ceará é uma das instituições de maior destaque no Brasil no que diz respeito a pesquisas relacionadas ao grafeno, bem como outros materiais bidimensionais. Um artigo científico de 2014 mostrou que tal universidade ocupava o 2º lugar em publicações sobre o tema no Brasil.

 

Ifpi

O trabalho pode ser acessado em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1361-648X/ab9cf1/pdf
ou no formato livre no link https://arxiv.org/abs/2006.02478