Atualmente, há 1,4 milhão de docentes licenciados para a educação fundamental no país

aperfeiçoamentO Brasil tem 1,4 milhão de professores com Licenciatura na educação fundamental, segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A exigência da Licenciatura para concursos públicos e a necessidade da formação de professores com didática e práticas de ensino tem contribuído para um número de professores licenciados no país.

A vontade de lecionar e a vocação para desenvolver a atividade levam muitas pessoas a buscarem a Licenciatura para aprender as práticas de ensino. Por isso, o aumento de professores licenciados também está associado à necessidade de aperfeiçoar o exercício da profissão. Há, ainda, há a exigência da Licenciatura por parte do governo - que possibilitam que o educador habilitado concorra às vagas para professores por meio de concursos públicos – e das escolas.

Embora muitos profissionais entrem no curso conhecendo seu talento para a atividade, também existe quem só descubra o gosto pela profissão na faculdade. Este é o caso da Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maiane Leite, que entrou no curso inspirada em dois professores e se encontrou na profissão algum tempo depois.

“Eu nunca pensei em ser professora, mas quando entrei no curso gostei muito. A gente começa a ver que Letras não é só estar em sala. Eu aprendi muito com a licenciatura, coisa que o bacharelado não permite. Quem faz bacharelado não pode ser professor, então quem quer lecionar o caminho é ir para a licenciatura”, pontua a profissional.

A Licenciatura, diferentemente do bacharelado, habilita o profissional a atuar como professor na Educação Infantil, nos ensinos Fundamental e Médio. São cursos superiores de graduação que formam profissionais licenciados em Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia, por exemplo.

Dados

Números apontam que um percentual que vem crescendo entre os docentes licenciados é o de professores do primeiro ao nono ano da Educação Básica, que possuem ensino superior completo com licenciatura. Esses profissionais representam 83, 2% dos docentes lecionando na área, segundo dados do último Censo Escolar.

O censo identificou, também, que 5,2% de professores dos anos iniciais têm nível médio ou inferior. Ainda assim, a formação dos educadores para esta fase do ensino tem melhorado, é o que mostra o percentual de profissionais com licenciatura, que aumentou 2,3 pontos percentuais, quando comparado com o ano de 2018.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil