• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

nelipiO Núcleo de Estudos Literários Piauiense (NELIPI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Floriano, promove o Círculo de Leituras Itinerante em Literatura Piauiense. O projeto conta com 14 encontros que irão discutir várias obras piauienses partindo de diferentes interpretações. A apresentação e lançamento do Círculo acontece nesta sexta-feira (10), no auditório do campus.


A programação das discussões inicia dia 25 de janeiro e encerra no dia 25 de julho. O primeiro encontro irá abordar a obra “Zodíaco”, de Da Costa e Silva. O autor foi um dos mais importantes poetas piauienses, com destaque nacional, em uma poesia que evoluía do simbolismo para o modernismo. Segundo a Academia Piauiense de Letras, o Zodíaco é sua obra máxima, que mostra o soneto com maestria e também com sensibilidade e virtuosismo em poemas que estão sempre na memória piauiense.

Além de Da Costa e Silva, serão discutidas mais 13 obras, que percorrerão por inúmeras escolas públicas, bem como instituições de fomento cultural, como a Academia de Letras e Belas-Artes de Floriano e Vale do Parnaíba (ALBEARTES) e o Centro Cultural Christino Castro.

O principal objetivo de Círculo de Leituras é divulgar e promover a literatura piauiense, sobretudo demonstrando o seu devido lugar na constelação das letras nacionais. Para isso, serão apresentados os principais escritores e obras do Piauí, nos mais variados recortes históricos – do século XIX em diante.

O coordenador do projeto, professor Daniel Castello Branco, afirma que a atividade também objetiva a aproximação da universidade e comunidade. “Cada encontro será mediado por professores e acadêmicos do curso de Letras-Português. Eles apresentarão autores e obras, despertando no público debates produtivos. Dessa forma, nós iremos incentivar nossos alunos-acadêmicos a se envolverem com o meio social, discutindo conteúdos aprendidos e trocando experiências necessárias às suas formações”, pontua.

O professor acrescenta que o projeto atende a um público múltiplo e sem restrições. “Por ser um projeto que intenta despertar o prazer e a curiosidade pelo objeto literário, sua importância está na promoção da leitura, no conhecimento da história e das manifestações culturais e literárias do Piauí, atendendo a um público interdisciplinar”.

Após a realização do Círculo, o NELIPI irá realizar uma análise do impacto e a recepção das obras elencadas na primeira programação para definir as obras do segundo semestre. A atividade é aberta e gratuita para a comunidade de modo geral.

 

Uespi