teatroO grupo de teatro da Universidade Estadual do Piauí foi indicado a cinco categorias do prêmio Troféu Melhores do Teatro Piauiense 2019. A premiação é concedida pelos diretores de teatro Aci Campelo e Edson Junior. O grupo participará da solenidade hoje (05/11), às 19h, no Teatro 4 de setembro.

As categorias indicadas foram melhor espetáculo, melhor atriz, melhor cenografia, melhor maquiagem e grupo de destaque do ano. O diretor do grupo, Moises Chaves, disse estar muito contente com as indicações. “Nos últimos quatro anos o grupo tem se mostrado efetivamente para a cidade, saído dos muros da instituição. E a gente recebe esse prêmio com muita alegria, mas a gente quer mais, quer que nosso trabalho seja reconhecido não só pela comunidade acadêmica, mas pela cidade, estado e país”, destaca.


Integrante do grupo há quase 7 anos, Gilvana Morgana, foi indicada para a categoria de melhor atriz. Ela já foi protagonista em diversas peças, como O Santo Inquérito. Para ela, a indicação representa o reconhecimento do esforço do grupo. “Nós somos um grupo que faz um teatro de qualidade. Para mim é gratificante ter o reconhecimento do meu trabalho e do trabalho do grupo”, pontua.

Prêmio Troféu Melhores do Teatro Piauiense 2019

A premiação, que existe desde 2012, homenageia este ano o humorista João Cláudio Moreno. O Troféu tem 15 categorias, destacando as categorias artísticas: Melhor Ator / Atriz, Melhor Ator / Atriz Revelação, Melhor Diretor/a e Melhor Espetáculo. “Este ano tivemos 13 espetáculos concorrentes, nas vertentes teatrais de rua, palco italiano, monólogo e infantil. Foram indicados 3 em cada categoria. Destacando-se: “O Santo Inquérito ”, do Grupo de Teatro da Uespi. “O Soldado e Florista, do Humanitas Grupo de Teatro, e “Diário de uma Camareira”, do Grupo de Teatro Nazar”, explica Edson Junior, que pontua que é formado uma curadoria e uma comissão julgadora que assiste e elege os espetáculos.

Ele ressalta que ser produtor da premiação oficial do estado à arte do teatro, consegue ser a abertura de circular e transitar pelo meio de todos os grupos e coletivos.”Uma satisfação imensa de poder coordenar a entrega da estatueta mais esperada. Como um grande evento que é o melhor é ver nossos colegas “disputando”, ganhando ou não, mas se alegrando com os resultados e torcendo por todos os concorrentes”, diz.

Apresentação do grupo em Parnaíba

O grupo realizou seus primeiros espetáculos fora de Teresina. As peças O Santo Inquérito e As Molecagens do Vovô foram apresentadas nos dias 25 e 26 de outubro em Parnaíba.


O diretor Moises ressaltou que a repercussão do grupo na cidade foi bastante positiva. “Tivemos um acolhimento da cidade e o grupo teve uma representatividade muito bom com a comunidade acadêmica do campus da UESPI. A peça infantil Molecagens do Vovô foi muito bem recepcionada”, disse.

A professora Clara Adad, do curso de Direito em Parnaíba, assistiu a peça O Santo Inquérito com seus alunos. Para ela, foi muito bom poder contar com uma peça tão rica em conteúdo. “Os alunos que foram me deram ótimos feedbacks. Fora que o fato do grupo ser da Uespi traz uma sensação de orgulho coletivo”, comentou.

“O grupo está de parabéns, adaptação de alto nível, digna de ser levada aos grandes culturais, o público só teceu elogios. Tivemos a oportunidade de levar pra sala de aula discussões em torno do papel da mulher na sociedade, bem como o papel da igreja no contexto brasileiro do Século XVIII”, destacou a professora Irami Soares, do curso de Letras Português.

As apresentações tiveram o apoio da Administração Superior da UESPI, Fundação Monsenhor Chaves, Escola de Música Possidônio Queiroz, da Secretaria do Governo do Estado, Osmar Júnior, a Secretaria de Cultura, Bid Lima, Deputado Fábio Novo e Polícia Militar do Piauí, Comandante Queiroz e capitão Fontinele.

 

Uespi