Membros do Projeto de Extensão intitulado "Intervenção socioeconômica na comunidade de catadores de resíduos sólidos de Floriano: uma proposta interdisciplinar", conduzido pelo Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães do Curso de Administração, realizou nesta terça-feira (01), no lixão de Floriano, a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (botas, luvas de tecido, máscaras, bonés), roupas, sapatos e alimentos angariados por meio das inscrições do I Curso de Extensão de Formação para Gestores Públicos.
O Projeto de Extensão é desenvolvido desde 2016 e tem como propósito básico o apoio aos catadores de resíduos sólidos, no que diz respeito à reativação da cooperativa, à definição de espaço apropriado para a guarda dos produtos recicláveis, à formação de redes de cooperados e parceiros visando à compra dos produtos recicláveis, ao suporte na infraestrutura do local de trabalho, além do suporte social.
O Projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Floriano, que adquire regularmente os EPIs para assegurar aos catadores o desempenho da atividade de forma mais segura e protegida. Recentemente a PMF tem implementado ações de recuperação no lixão com o objetivo de torná-lo apto à conversão para um aterro sanitário controlado, o que promoverá profundas mudanças nas relações de trabalho com as pessoas que vivem do recolhimento de material reciclável.
Ufpi