• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Piauí, deputada Teresa Britto (PV), e o deputado Gustavo Neiva (PSB), vistoriaram nesta terça-feira (1°/10), o campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) - Clóvis Moura, no bairro Dirceu. Os parlamentares percorreram as dependências e constataram uma série de irregularidades no campus.

 uespi

Dentre os principais problemas constatados estão o atraso de três meses dos salários dos servidores terceirizados; falta de equipamentos e de limpeza; atraso no pagamento de bolsas de estudo e no repasse de custeio do campus, além de outros problemas estruturais.

 

Na oportunidade, os deputados garantiram a destinação de emendas parlamentares para o campus Clóvis Moura. "O deputado Gustavo Neiva e eu vamos destinar R$ 100 mil por ano para a Uespi do Dirceu. Isso representa uma ajuda de R$ 800 mil ao longo de quatro anos. Mas vamos analisar com os demais parlamentares uma emenda de bancada para auxiliar as demandas da Uespi", diz Teresa Britto.

 

A questão da autonomia financeira da Uespi também foi levantada durante a visita da Comissão. "A Uespi é um patrimônio do Estado. Os estudantes e um grupo de professores estão fazendo o máximo para salvar a instituição. Mas entendemos que a autonomia da universidade é o principal desafio que temos no momento. A Uespi precisa de um orçamento independente, para que os recursos possam ser destinados da forma correta", conclui Teresa Britto.

 

 Alepi