• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Interessados em pleitear vagas em instituições públicas de ensino do país devem realizar as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada 2019.2 até hoje (7), às 23h59 (horário de Brasília) napágina do SiSU. O candidato pode se inscrever em até duas opções de vagas. O sistema também permanece disponível para quem deseja alterar as escolhas cadastradas.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na manhã desta sexta-feira (7), mais de 575 mil pessoas já realizaram a inscrição no processo seletivo O SiSU 2019.2 E, de acordo com balanço por estado divulgado na tarde de ontem, os estados que apresentavam o maior número de candidatos eram o Rio de Janeiro (74.730), Minas Gerais (68.133), Bahia (52.048), São Paulo (48.626) e Maranhão (35.276). Do outro lado do ranking, Roraima tem o menor número de inscritos (1.052).

thum

Como funciona o SiSU 2019

Esta edição oferece 59 mil vagas em 76 instituições de ensino superior espalhadas entre as cinco regiões do país. São 1.731 cursos ofertados no SiSU, que tem apenas uma etapa de inscrição. O candidato deve escolher as opções de vaga por ordem de preferência e informar se concorrerá às oportunidades pela ampla concorrência ou por meio de reserva de vagas.

Com o encerramento da inscrição, os candidatos são selecionados automaticamente, em chamada única, por ordem decrescente de pontuação alcançada nas provas do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio) acrescida de eventuais pesos ou bônus. A classificação acontece no limite das vagas ofertadas em curso, por modalidade de concorrência.

Se a nota do Enem permitir a aprovação em ambas as vagas cadastradas, o estudante será selecionado apenas na primeira opção. Candidatos que são bolsistas do Programa Universidade para Todos também podem se inscrever, mas, em caso de aprovação no SiSU, devem optar pelas bolsas de estudo do Prouni ou pela vaga na universidade pública em que foi aprovado.

 

Agência Educa Mais Brasil