Com o foco na sistemática de avaliação, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), realizou nessa quarta-feira, 23, no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, um Encontro Técnico Pedagógico com os Gerentes e coordenadores de ensino e aprendizagem de todas as 21 Gerências Regionais de Educação (GREs).

 

 

De acordo com o Superintendente de Ensino, Edijofre Oliveira, este foi o primeiro encontro realizado para os diretores, coordenadores e técnicos de ensino se apropriarem, de fato, das Diretrizes Curriculares e da Sistemática de Avaliação, que começa a valer a partir desse ano. "Todas as escolas do Estado tem que obedecer a esse mesmo parâmetro de sistemática de avaliação. A partir desse encontro serão feitos encontros nas regionais para repassar o conteúdo aos coordenadores das escolas", explica, destacando que o foco é que a sistemática de  avaliação seja única  para todas as escola.

 

A 14ª GRE abrange os municípios de Bom Jesus, Redenção do Gurgueia, Alvorada do Gurgueia, Palmeiras do Piauí, Currais, Santa Luz, Eliseu Martins, Manoel Emídio, Colônia do Gurguéia e Cristino Castro. O gestor da Regional, Gilvan Rodrigues, afirma que as Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Ensino são instrumentos  que vieram  para melhorar a qualidade do ensino na Rede Pública Estadual. Segundo ele, "este é um trabalho muito positivo, sobretudo, a adequação unificada da Rede Estadual aos projetos políticos pedagógicos".

 

A pedagoga Geliel Lucena,  fez uma breve apresentação das Diretrizes Curriculares, destacando os principais aspectos da organização curricular na Seduc, colocando que esse processo foi feito a partir de diagnóstico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento  (PNUD) que "trouxe para nós uma realidade de nossas necessidades, de nossos pontos fortes e de nossos pontos fracos. Porém, acredito que a etapa mais difícil vem agora com a implantação não apenas em nível de gerência, mas em nível de sala de aula", alerta.

 

 

Já para técnica em Ensino da 18ª GRE, Rejane Maria Linhares Palácio, a iniciativa é de fundamental importância, uma vez que esse é o público responsável pelo atendimento dos atores dentro da escola. "O que achei mais positivo é que esse trabalho está sendo feito de forma mais prática e objetiva", destaca. 

 

Seduc