Cerca de 25 policiais civis participam do Curso “Crimes Cibernéticos - Teoria e Prática”. O treinamento acontece de hoje, 2, até quinta-feira, 5, nos turnos da manhã e tarde, na Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol-PI). O curso tem duração de 28 horas/aula e será ministrado pela delegada Beatriz Silveira, titular da Delegacia Especializada em Crimes Virtuais de Belém do Pará.
De acordo com a delegada Eugênia Nogueira, diretora da Acadepol-PI, a capacitação é destinada aos policiais civis que atuam na Delegacia Especializada na Repressão a Crimes de Alta Tecnologia (Dercat) e aos que atuam nas delegacias regionais das principais cidades do Piauí.
“Nosso objetivo é padronizar as ações de investigação na capital e no interior do estado”, destaca. Segundo Eugênia, o Código Penal Brasileiro já está defasado e por isso os agentes de Polícia precisam reciclar seus conhecimentos.
“Hoje, não precisa mais de arma para se praticar um crime e por conta da fragilidade das leis, que só se referem aos delitos materiais e não virtuais, os bandidos se sentem impunes e continuam praticando crimes com o apoio das novas tecnologias”, pontua a diretora.
govpi