Até outubro passado, o estudante universitário Jessé Soares vendia bombons regionais nos ônibus de Belém para poder pagar as despesas da faculdade de medicina, que ele cursa na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Porém, o tempo que o jovem gastava nos coletivos acabava significando menos horas de estudo, e ele se viu diante de um dilema: conseguir dinheiro para pagar as contas ou concluir o curso. A solução veio através das redes sociais: após uma campanha no Facebook, Soares conseguiu arrecadar dinheiro suficiente para deixar a atividade informal, pelo menos até o início do próximo ano.
“Cheguei em casa bem triste, preocupado com as reprovações no curso porque precisava estudar, mas tinha que ter pelo menos o dinheiro do ônibus para ir à aula, e isso quem me garantia era a venda dos bombons. Na frente do computador, pensei ‘Poxa, tem tanta gente que usa o Facebook para falar besteira...mas eu tenho uma necessidade e vou pedir para que as pessoas me ajudem a continuar estudando, nem que seja para me doarem R$ 1”, conta Soares.
O apelo do universitário paraense logo se multiplicou na web. “Até umas três da madrugada fiquei recebendo mensagens pelo celular e atendendo ligações de gente interessada em doar, pessoas de vários lugares do Brasil querendo ajudar. Quando fui dormir me espantei com 13 mil compartilhamentos, isso sem falar as ‘curtidas’”, relata.
Segundo o jovem, o valor levantado com as doações será suficiente para que ele siga com dedicação exclusiva à universidade pelo menos até o início de 2014. Além do dinheiro, Soares recebeu a proposta de um professor para que ele se matricule, sem custo, em um curso preparatório para ingressar na residência médica após a formatura, prevista para junho de 2015.
Com informações do G1