Teve início na manhã desta segunda, 21, o Curso de Especialização em Gestão Escolar desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). A aula inaugural, que teve como tema “Desafios da Educação Brasileira”, aconteceu no auditório do Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire e contou com a presença de 300 gestores da rede municipal de educação de vários municípios do Piauí.
A diretora do programa Mais Saber, Lusimary Veloso, representou o secretário estadual da Educação, Átila Lira, e destacou a importância do comprometimento de cada profissional ao longo do curso, que é realizado a distância, mas que precisa de dedicação e empenho. “Precisamos criar o hábito diário de estudo e saber conciliar esse desafio com outros afazeres”, disse.
A coordenadora do curso de especialização, Josânia Lima Portela, frisou que o curso faz parte do programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, que é realizado no Piauí através de uma parceria entre a UFPI, Seduc e Undime. “Trata-se de um curso de pós-graduação voltado para a educação continuada”, explica.
A educação a distância favorece quem não tem muito tempo, pois possibilita maior flexibilidade no desenvolvimento dos estudos. Nesta primeira disciplina, os alunos terão aulas de Introdução ao Ambiente Moodle e conhecer as ferramentas disponíveis que serão usadas durante o curso.
Para Maria da Conceição Batista, cursista da rede municipal de Olho D'água do Piauí, o curso ajuda a superar alguns desafios dos gestores da educação como, por exemplo, aproximar a família da escola. “Essa iniciativa é muito importante, pois melhora o nosso trabalho enquanto gestor nas escolas”, afirma.
O curso tem duração e 450 horas, será realizado a distância (via plataforma moodle), no período de outubro de 2013 a dezembro de 2014 e terá seis encontros presenciais.
govpi