A educação profissional possibilita que o estado se desenvolva cada vez mais, pois as atividades são realizadas de acordo com a vocação produtiva das comunidades, além de permitir que os jovens estudem sem precisar se deslocar para outros municípios.

 

Atualmente, o Piauí possui cerca de 40 mil estudantes matriculados nos programas com educação profissional, sendo estes: Ensino Médio Integrado, Ensino Médio Subsequente , Ensino Técnico a Distância, ProJovem Urbano e o Rural.

 

Os cursos de capacitação envolvem diversos eixos técnicos, como cursos nas áreas de gestão, saúde, agropecuária e informática. “O crescimento dessa modalidade de ensino é muito importante, pois as capacitações ocorrem na cidade permitindo que o estudante não precise se deslocar para estudar, além de proporcionar o desenvolvimento do local”, ressalta Reinaldo Lopes, diretor de Ensino Técnico e Profissionalizante da Secretaria de Educação do Piauí.

 

Atualmente, cerca de 70 municípios são contemplados com os programas de educação técnica e profissionalizante. "De acordo com o MEC, nos índices do Norte e Nordeste, o Piauí é o terceiro estado com o maior número de matrículas absolutas na educação profissional", afirma Reinaldo Lopes.

 

Esse seguimento da educação vem se destacando como um fator de desenvolvimento. Assim, ainda de acordo com o diretor, a meta é que o número de estudantes matriculados na educação profissional presencial chegue a 30 mil alunos e que o número de municipios atendidos alcance a marca de 100.

 

 

Piaui.pi.gov