Quatro projetos dos alunos dos cursos técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica e Informática do Instituto Federal do Piauí foram aprovados para participar da III Mostra de Robótica, que acontece entre os dias 17 a 21 de outubro, em Fortaleza. Este é o segundo ano que os alunos do IFPI participam da Mostra. Nesta edição os estudantes desenvolveram projetos que contribuem com a sociedade e construíram protótipos para demonstrar a utilização prática. Exemplos disso são a Luva Sensorial e o Estacionamento Inteligente, que solucionam problemas do dia a dia de deficientes visuais e motoristas, respectivamente.
Os projetos foram desenvolvidos na disciplina de Automação, sob orientação do professor Francisco Marcelino. Para ele, os projetos permitem observar na prática toda a teoria aprendida em sala de aula, e isso estimula os alunos. "Estes trabalhos demonstram claramente a melhoria do desempenho escolar dos estudantes", afirma.
O curso superior de Engenharia Mecânica também representará o estado com a apresentação do artigo sobre as simulações para robótica competitiva. Mostra Nacional de Robótica (MNR) - Maior evento do país na área, busca valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ensino, ciências e inovação, além das áreas tradicionais, como elétrica, mecânica e computação.
Conheça os projetos aprovados:
-Luva 2.0 - Segunda versão da luva sensorial para deficientes visuais, que, durante o deslocamento, informa a aproximação com algum obstáculo, possibilitando o desvio. A primeira versão ficou entre os 20 melhores trabalhos na categoria ensino médio do Brasil 2012.
-Estacionamento Inteligente com Comunicação sem Fio - Sensor de estacionamento que envia informações para um computador simples. Permite que a guarita se mantenha informada sobre as vagas disponíveis, como quantidade e localização.
-Bengala Eletrônica - Bengala para deficientes visuais, que, através de sensor, capta a aproximação de obstáculos de diversas alturas e envia ao usuário um aviso sonoro ou vibratório.
-Plataforma Robótica para Transporte de Carga Magnum 300 - Plataforma para transportar cargas em ambiente fechado. Tem custo reduzido, quando comparado a empilhadeira e carro hidráulico e evita lesões nos carregadores.
IFPiaui Acom