Com o objetivo de conhecerem de perto o agronegócio da região de Uruçuí, nos dias 24 e 25 de maio, uma comitiva formada por professores e estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) Campus Clóvis Moura fez uma visita técnica ao município localizado ao Sul do Estado.
O projeto foi de responsabilidade dos professores Alainy Leitão e Fabrício Amaral. Participaram da visita, 39 estudantes das disciplinas de “Gestão de Agronegócio” (VIII Bloco) e de “Administração de Materiais” (VI Bloco), ambas ministradas pelo professor Alainy Leitão. O grupo cumpriu a seguinte programação de visitas:
Fazenda Progresso – uma das maiores fazendas em atividade do Brasil, possuindo uma área total de mais de 55 mil hectares e produzindo uma área de mais de 26 mil hectares; Empresa Lavronorte – representante da marca de John Deere, fabricante de máquinas e implementos agrícolas. Possue 30% do mercado com mais de 300 máquinas em atividade na região; Fazenda Chapada Céu – possui em torna de 10 ml hectares e está produzindo em uma área de mais de 7 mil hectares; Fazenda Trento – possui um dos silos com maior capacidade de armazenamento da América Latina. Também produz em torno de 7 mil hectares numa área de 10 mil hectares; Bunge – beneficiadora de aproximadamente 80% da produção de soja da região, produzindo o farelo e o óleo gomado para fabricação de diversos produtos; Feira Agropecuária no Município de Floriano – uma das maiores do Piauí em volume de negócios e de participação de produtores de dentro e fora do nosso Estado.
Professor Alainy Leitão conta que a recepção foi feita pelos diretores das empresas e o assunto principal antes das visitas aos setores foi o contexto socioeconômico do Cerrado piauiense, e a produção na região considerada uma nova fronteira agrícola do Brasil. “O Cerrado compreende uma faixa em torno de 8 milhões de hectares (alguns falam em até 10 a 12 milhões), e está produzindo apenas algo em torno de 700 mil hectares, tendo, porém, uma grande capacidade de crescimento. Na última safra (2011/2012), a região produziu só de soja, em torno de 1 milhão de toneladas (a previsão era de 1,4 milhão, mas houve uma quebra em função da seca). Além de soja, a região produz milho, algodão, arroz e outras culturas, os quais representam mais de 70% da produção total de grãos na região”, destaca o docente.
Depois desta missão cumprida no município, os acadêmicos irão produzir relatórios em cima do que foi pesquisado em cada visita específica, já que foram elaborados questionários detalhados de acordo com os referenciais teóricos das disciplinas acima citadas, as quais abrangeram as seguintes áreas: produção de grãos; armazenagem; produção industrial; máquinas e implementos agrícolas e; resumo das palestras realizadas pelas empresas.
Ewerton Santos e Mabya de Brito, representantes discentes dizem que puderam perceber durante a viagem a grandeza do Piauí e o grande potencial para o agronegócio. “O Cerrado é muito importante para a economia e produção regional, visitamos empresas conceituadas, ampliou ainda mais minha visão do Estado produtor. A viagem me fez ter mais orgulho do Piauí, das riquezas que ele possui e como nós administradores podemos fazer a diferença. Pudemos ver em prática o que vimos na teoria em sala de aula. Agregou conhecimento”.
Estiveram presentes na comitiva, além dos estudantes da Uespi – Campus Clóvis Moura, a professora Aurélia Alencar, Aldenir Santos (colaboradora da FAR – Faculdade Adelmar Rosado) e o empresário Luiz Fonseca, Proprietário da Granja Leão, localizada no município de Floriano – PI e um dos diretores da Associação dos Criadores do Médio Parnaíba (Acrimep).
Piauí