Professores da rede estadual e de 18 municípios participam entre 14 e 18 de maio da capacitação inicial dos Programas de Correção de Fluxo Escolar Se Liga e Acelera Brasil. A formação acontece no Instituto Superior de Educação Antonino Freire, a partir das 8h.
Os programas foram implantados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), através de parceria com o Instituto Ayrton Senna, que promove o auxílio técnico para correção da distorção idade/série e visam proporcionar desenvolvimento de habilidades que garantam ao aluno o sucesso em sua trajetória escolar.
A formação tem duração de 40 horas e acontece entre os dias 14 a 18 de maio, em Teresina, como informa Jane Cornélio, coordenadora estadual de Correção de Fluxo.
"O momento é para que professores e supervisores tenham conhecimento da metodologia a ser desenvolvida em sala de aula, dos materiais utilizados, as metas, sistema de acompanhamento e formas de atuações mais diretivas", destaca Jane.
Os programas Se Liga e Acelera Brasil trabalharão nos municípios que apresentaram maior percentual de distorção idade-série no Censo 2010. A formação atual beneficiará Acauã, Agricolândia, Angical, Bertolínea, Boa Hora, Buriti dos Lopes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Demerval Lobão, Ipiranga do Piauí, Joaquim Pires, Monte Alegre do Piauí, Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Santa Cruz do Piauí, Sebastião Leal e Uruçuí.
Como funcionam
Os Programas promovem a correção de fluxo escolar do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Trabalham com crianças de 8 a 14 anos utilizando material didático e metodologia própria, buscando resgatar a autoestima e proporcionar autonomia aos estudantes, acompanhando seu desempenho de forma constante, o que permite dar-lhes uma assistência maior, devido a isso, é notável o desenvolvimento dos alunos, tanto no processo de alfabetização quanto no de desenvolvimento da autoestima.
Agenda
Dia 14 - Terça feira
Manhã
- Vídeo institucional sobre os programas apresentado por Inês Kisil e Viviane Senna.
- Pressupostos do Se Liga e Acelera Brasil;
- Autoestima;
- O papel do educador nos programas
Tarde
- Importância da formação do hábito de leitura;
- Sistemática de acompanhamento;
- Apresentação do material didático do aluno e do professor.
Dia 15 - Quarta feira
Manhã
- Organização curricular - oficina;
- Alfabetização - resgate histórico;
- Método de alfabetização no Se Liga;
Tarde
- Fluxo de aulas;
- Competências e habilidades;
- Passo a passo para o desenvolvimento de habilidades;
- Temas transversais: Meio ambiente.
Dia 16 - Quinta feira
Manhã
- Planejamento das aulas iniciais dos programas;
- Entendimento da importância da rotina de sala de aula.
Tarde
- Material dourado - oficina;
- Gerenciamento dos programas;
- Reforço escolar;
- Avaliação.
- Encerramento.
govpi