• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

A inauguração de um campus do Instituto Federal do Piauí em Oeiras realiza o sonho dos moradores da região de ter escola voltada para o desenvolvimento das potencialidades regionais e próxima de casa. “O IFPI traz a oportunidade de crescimento, possibilitando a qualificação das pessoas e tornando desnecessário o deslocamento para outros municípios em busca de formação profissional. Morei em Casa do Estudante em Teresina para poder me formar. Sei quanto é difícil para o aluno e para os pais”, disse o deputado Assis Carvalho (PT/PI), o principal articulador para levar o IFPI para Oeiras. Partiu dele o requerimento ao então governador Wellington Dias, o empenho junto ao Ministério da Educação e a solicitação à Prefeitura de Oeiras para doação do terreno para a escola. Assis também destinou emenda parlamentar para pavimentar o acesso ao IFPI.
wdiasoeiras2504213“Destaco o empenho do reitor Francisco Santana para que esse projeto fosse executado, agradeço ao senador Wellington Dias, e também ao então ministro da Educação Fernando Haddad pela liberação dos recursos, e parabenizo ao ex-presidente Lula por ter uma visão voltada para as vocações regionais”, disse o deputado. Ele destacou, ainda, o esforço de todas as forças políticas para levar o IFPI a Oeiras e cobrou o mesmo empenho de todos para levar ao município e à região a Universidade federal do Vale do Canindé.

 


Segundo dados do IFPI, a obra custou em torno de R$ 6 milhões e consiste em 4.500m² de área construída, com prédios com salas de aula, biblioteca, laboratórios, ginásio poliesportivo, auditório, refeitório e consultórios médico, odontológico e psicológico.


Segundo a assessoria de comunicação do Instituto, neste ano de 2013 “serão ofertados os cursos técnicos de Administração e Edificações na modalidade concomitante/subseqüente. Para 2014 serão oferecidos os mesmos cursos na modalidade técnico-integrado”. Outros cursos poderão ser abertos a partir das demandas da região.



A construção do IFPI de Oeiras faz parte do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Governo Federal, que já levou unidades a Angical, Corrente, Picos, Floriano, Paulistana, Parnaíba, Piripiri, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Teresina que, além da sede, já está na zona sul e brevemente na região do bairro Dirceu e também na cidade de Pio IX. Estes dois últimos (Teresina e Pio IX) foram autorizados pelo Ministério da Educação.

 

Assessoria