A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã dessa terça-feira (26), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a abertura oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento reuniu mais de 200 professores alfabetizadores da rede pública de ensino que atuarão com o pacto.
O programa tem como objetivo a alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental, ou seja, até os oito anos de idade. Segundo o secretário de Educação, Nelson Junior, os professores alfabetizadores receberão materiais didáticos, específicos para a alfabetização, disponibilizados pelo Ministério da Educação e com total apoio do município de Floriano.
A gerente de Educação, Lúcia Pinto, detalha que os professores passarão por cursos e treinamentos, com carga horária a ser definida. Neste ano, serão repassados os conhecimentos na área da linguagem e em 2014 os educadores serão capacitados na área da matemática. “É preciso que os estudantes sejam alfabetizados na idade certa, para que esses jovens possuam mais conhecimento e possam estar preparados para o mercado de trabalho no futuro”, salientou Nelson Junior.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa implementado pelo Governo Federal, que foi aderido pelos governos Estaduais e municipais. Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Comunicação, Idílio Macedo, diretora do Campus Josefina Demes, professora Ana Maria, vereadores José Leão (PSD), Carlão (PTB), Carlos Antônio (PRTB), Flávio Pereira (PTB) e Fábio Braga (PP), além de toda equipe da Secretaria de Educação.
Assessoria comunicação