• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

palavradecriançaCriado para garantir a efetiva alfabetização de crianças piauienses na idade certa, o Programa Palavra de Criança estabeleceu como meta para 2013 a ampliação das suas ações para todos os 224 municípios do Estado. O Programa visa auxiliar os municípios na organização de estratégias eficazes de alfabetização de crianças, colaborando para que alcancem a meta estipulada pelo Compromisso Todos pela Educação (MEC/PDE), no qual todas as crianças até os 8 anos de idade devem estar alfabetizadas.

 

Implantado no ano passado, o Programa contemplou 31 mil alunos do Ensino Fundamental distribuídos em 118 municípios, com a ampliação em 2013, serão 135 mil alunos da rede pública estadual e municipal a serem beneficiados com o Programa.

 

De acordo com Nemone Pessoa, coordenadora dos Programas Institucionais da Superintendência de Ensino da Seduc, o Programa é importante por fortalecer a base da aprendizagem, evitando o estrangulamento educacional que ocorre no Ensino Médio. “A nossa grande expectativa com o Programa é que a gente consiga diminuir radicalmente os índices de distorção da idade série. Porque se a criança não aprende a escrever na idade, ela leva essa defasagem para diante, chegando até o Ensino Médio que é o grande gargalo. Fortalecer a base é muito importante para evitar que isso aconteça e essa é a nossa proposta”, argumenta.

 

Fruto de acordo firmado entre o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Programa já definiu calendário para ações de 2013, que incluem a realização de seminários que têm como objetivo reforçar o pacto pela alfabetização no Estado. A expectativa  é reunir coordenadores de alfabetização de todos os 224 municípios do Piauí. O primeiro seminário já está marcado para o início de abril.

 

govpi