A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) receberá, até o dia 20 de março, as propostas do Programa de Bolsas de Pós-Graduação. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) será contemplada com 14 bolsas para professores, mestres e doutores, no âmbito do Edital 002/2013 do programa.
Serão 13 bolsas de doutorado no valor mensal de R$ 2 mil e 1 bolsa de mestrado no valor de R$ 1.350, com duração média de um ano, podendo ser renovadas. A divulgação dos resultados finais deverá ocorrer até o dia 5 de abril.
Para participarem da seleção de bolsas, os professores deverão ser efetivos da Uespi. Além disso, é necessário que estejam oficialmente afastados das atividades acadêmicas para realização de curso de pós-graduação stricto sensu fora do Estado do Piauí.
Ricardo de Andrade, diretor técnico-científico da Fapepi explicou que o edital é voltado para fortalecer a pesquisa. “É gratificante lançarmos como Fapepi esse edital, visto que, há um direcionamento para a qualificação dos docentes, no caso desse edital em específico, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com bolsas de doutorado e mestrado, visando fortalecer o papel do ensino, da pesquisa e da extensão dentro da universidade”, relatou.
De acordo com Ricardo de Andrade, as bolsas surgem como uma forma de incentivar a qualificação do servidor público estadual, ampliando assim, o potencial de pesquisa dentro da universidade e consequentemente dentro do Estado. “Quanto mais doutores e mestres a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) tiver nos seus quadros, mais competitiva ela se torna, tanto para participação de editais, como suposições de projetos, desenvolvimento de atividades de pesquisa, de ensino, de extensão. Há um fortalecimento, há um ganho como um todo, no papel da Universidade Estadual do Piauí (Uespi)”, ressalta Ricardo de Andrade.
Ascom