Pensando no bem-estar da corporação que compõe os segmentos policiais no Piauí, bem como na melhoria do seu condicionamento físico, o Governo do Estado, através da Academia de Polícia Civil (Acadepol), implantará três academias de ginástica para as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. O projeto foi feito em parceria com o Ministério da Justiça, devendo ser implantado no biênio 2012/2013.
“A ideia não é entender o corpo somente como um instrumento para atuação profissional, mas também enquanto melhoria das condições de saúde. Com isso, pretendemos conscientizar o policial para que este entenda que o bom condicionamento físico é de suma importância para a melhoria das condições de vida”, argumenta Eugênia Villa, diretora da Acadepol.
Além de equipar as academias, o projeto prevê a capacitação de pessoal para atuar nesses espaços. A partir deste trabalho, o corpo técnico da Academia de Polícia também fará o mapeamento das condições físicas dos policiais, nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus.
“Após a realização do mapeamento e constatarmos como está a saúde física do policial, vamos divulgar os resultados da pesquisa e tentar atuar na prevenção dos problemas detectados”, explica a diretora da Acadepol ao comentar que todo o projeto foi orçado em R$ 1,7 milhão.
Cursos de capacitação para policiais docentes
A Academia de Polícia Civil realizará nos próximos meses seis cursos de capacitação destinados para policiais docentes. Serão cursos que abordam a preservação de local do crime, investigação de homicídio, inteligência policial e georreferenciamento, os quais serão ministrados nas cidades de Teresina, Demerval Lobão, União, Nazária, Parnaíba, Picos e Floriano. Para tanto serão investidos R$ 136 mil.
govpi