• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Polícia Civil do Pará está com 670 vagas para os cargos de Delegado, Investigador, Escrivão e Papiloscopista. Para todos os cargos os candidatos precisam ter ensino superior e quem deseja tentar uma vaga deve correr, pois as inscrições vão até o dia 17 de março e a prova está prevista para o dia 28 de abril. Segundo Christianne Garcez, autora do livro Direito Civil, da Série Questões (Elsevier), as disciplinas que devem receber mais atenção nos estudos são direito penal e processual penal, constitucional e administrativo.

 

 “São as disciplinas que serão objeto de arguição em uma eventual prova oral, e também é natural e lógico que em um concurso para a Polícia CIvil, estas sejam as matérias mais cobradas”, alegou Christianne, lembrando que do Direito Civil, a parte Geral normalmente é a mais cobrada.  “Apesar disso, o candidato deve estar preparado para não ser pego de surpresa. O conteúdo de Direito Civil, em qualquer concurso, é amplo, extenso e a melhor regra é ler tudo se possível, mas dando prioridade a parte geral”.

 

O maior segredo para quem vai fazer a prova é além de ter se preparado bem, estar mentalmente tranquilo, pois assim não dependerá da banca organizadora, do grau de dificuldade da prova e outros obstáculos que surgem no dia.

 

 

“É preciso que o candidato entenda que, por mais que ele tenha estudado todo o conteúdo programático, sempre vai "faltar" algo. Ninguém é sobrehumano a ponto de saber tudo de um tema tão vasto e tão subjetivo quanto o direito. O direito não é uma ciência exata. Além disso, o psicológico também é um vilão para alguns concurseiros. O famoso "branco" não é uma situação incomum, por incrível que possa parecer. É uma vida, uma carreira, uma profissão que está sendo colocada em jogo em 4, 5 horas”, disse a autora.

 

Mesmo com as ajudas, passadas através do conhecimento das matérias e da experiência, Christianne admite que quando se trata de dicas de estudo, não há muito o que dizer nessas horas. ”Posso resumir afirmando que a persistência conduz ao sucesso. E é o que desejo a todos os que estão se dedicando aos concursos”.

 

 Arteiras Comunicação - Núcleo de Cultura