• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O Programa Palavra de Criança, realizado no Piauí em parceria com o UNICEF e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), ajuda os municípios piauienses a organizar estratégias eficazes no processo de alfabetização de crianças. O programa auxilia a educação piauiense a alcançar a meta estipulada pelo Pnaic, compromisso formal assumido pelos governos federal, onde estados e municípios devem alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

 

O programa consiste em três pontos básicos. O primeiro é a capacitação Pedagógica dos professores feita pela equipe técnica do Instituto ProBem que apresenta novas sequencias didáticas que otimizam as aulas e o processo ensino aprendizagem. O Segundo ponto é o Família aprendendo Junto, atividade extracurricular que aproxima os pais do ambiente escolar e o último é a certificação que acontece no final do ano letivo com alunos do 3º ano/2ª série do ensino fundamental, onde são mensuradas as habilidades de leitura e escrita adquiridas durante o processo de alfabetização. O aluno recebe um certificado indicando em qual estágio se encontra em cada uma dessas habilidades.

 

Essa é a nova realidade das salas de aula em 150 cidades do interior do Piauí. Em 2012 educadores, alunos e famílias foram iniciados no novo jeito de aprender executado pelo Programa Palavra de Criança.

 

A Coordenadora do Projeto no Piauí, Professora Carmem Portela, consultora do Instituto ProBem, comemora o desempenho positivo obtido nas cidades atendidas. "O ensino e aprendizagem nesses municípios mudou, a expectativa é que 18 mil crianças aprendam a ler e escrever na idade correta ao final do ciclo do Palavra de Criança, o avanço positivo que tivemos ano passado aponta para o bom andamento do projeto em 2013, as atividades serão retomadas ainda em janeiro", disse.

 

No início do último Dezembro, o Instituto Probem e a Secretaria de Educação do Estado do Piauí certificaram os educadores que participam do programa. A Professora Ana Paula Sousa da Universidade Federal do Ceará esteve na solenidade e considera o Piauí um estado promissor no quesito alfabetização. "Nós trabalhamos com a formação dos professores piauienses que educam as crianças que participam do Palavra de Criança, e o que nós percebemos é o grande compromisso desses educadores com a educação do Estado e principalmente em alfabetizar os alunos", disse.

 

Piauí se destaca na alfabetização

 

Rui Aguiar, gestor de projetos do UNICEF Nordeste, reforça que o nível de aprendizagem elevado dos alunos piauienses somado ao compromisso dos educadores do estado colabora para o processo de alfabetização.

 

"O pioneirismo do Piauí na implantação de um programa como esse dá o suporte necessário, principalmente para os municípios do Semiárido superarem os índices educacionais negativos. O Piauí inova e acredita na mudança da realidade através da Educação", ressalta Rui.

 

NUMEROS - De acordo com o IBGE, a taxa de analfabetismo no Piauí declinou de 9,7% em 2009 para 8,6% em 2011. Porém, as diferenças regionais ainda revelam que dos 6,8 milhões de analfabetos do país, 52,7% viviam no Nordeste no mesmo ano. Apesar da taxa de analfabetismo, o Piauí superou as taxas de escolarização, índice que representa a porcentagem dos estudantes em relação ao total de pessoas. Entre o grupo etário entre 4 e 5 anos, 89,4% das crianças são escolarizadas. No Brasil, a média é de 77,4%.

 

Formação continuada de professores e distribuição de material didático para as escolas beneficiadas são algumas das metas do Pnaic que deve atender cerca de 165 mil alunos piauienses, matriculados do 1º ao 3º ano das redes públicas de ensino estadual e municipal (Censo 2010).

 

Cerca de 14.000 educadores são responsáveis por alfabetizar as crianças da rede pública de ensino no Piauí.

 

RESULTADOS - Em 2012 o melhor IDEB do Piauí entre as escolas municipais veio do interior do Estado. O município de Cabeceiras do Piauí, atendido pelo Palavra de Criança, alcançou o primeiro lugar no ranking das escolas municipais de todo o Piauí. A cidade está localizada ao norte do Estado. Cabeceiras obteve o índice de 4.4 no IDEB obtidos pelos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O número supera a meta prevista para o ano de 2019.

 

 govpi