Professores de inglês, de escolas públicas do Piauí, viajam esta semana para os Estados Unidos onde participam do curso de aperfeiçoamento de língua inglesa promovido pela Embaixada Americana e o Governo Brasileiro. 18 piauienses fazem parte de um grupo de 540 professores brasileiros que em seis semanas poderão aperfeiçoar os conhecimentos da língua e cultura americana.
Segundo o diretor do Centro Estadual de Línguas, Raniere Veras, desde a última segunda-feira, 07, os professores estão partindo para São Paulo onde passaram por um curso de preparação para a viagem. "Nossos professores viajarão em três grupos juntos aos selecionados de outros estados e no próximo fim de semana já estarão em universidades de Nova York e outros estados americanos para um curso de seis semanas", disse ele.
A professora do município de São Julião (386km de Teresina), Maria Júlia, que embarca nesta terça, 08, para São Paulo, e no próximo sábado para os EUA, relata as expectativas da viagem e do curso.
"É uma oportunidade única o que estamos vivenciando em poder aprender com os nativos a língua inglesa e a cultura americana. Isso enriquecerá em muito as aulas de inglês nas nossas escolas que carecem de intercâmbios como esse", destaca a professora.
Apoio para o desenvolvimento da Educação
Segundo a gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Marcoelis Pessoa, o secretário da Educação, Átila Lira, está dando total apoio a iniciativa que no Estado terá foco nas escolas do programa Mais Educação e Ensino Médio Inovador.
"Esta não é uma simples formação de professores, mas faz parte de um programa de desenvolvimento de línguas adicionais que estamos implantando no Piauí. Já temos uma parceira com a Embaixada da Espanha onde nossas escolas e centros de línguas têm a oportunidade de fortalecer o conhecimento sobre outras culturas", relata Marcoelis.
"Nós temos inúmeros programas sendo desenvolvidos aqui na Seduc e precisamos muito contar com apoio das gerências regionais para que os professores sejam incentivados a buscarem mais qualificação", conta a gerente de Formação e Aperfeiçoamento da Seduc, Ana Maria Almeida.
Seduc