Na próxima segunda e terça-feira, 17, e 18, respectivamente, se realiza a partir das 8 horas, no auditório de Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação - Instituto de Educação Antonino Freire (IEAF), um Encontro com os professores e orientandos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens -Projovem Campo - Saberes da Terra, que tem como objetivo a orientação dos artigos científicos do curso de especialização.
Essa é uma iniciativa pioneira, no estado do Piauí e no país, voltada para educação contextualizada no campo, que reúne mais de 220 especialistas de 48 municípios. Os trabalhos estão divididos em duas grandes áreas: Agrárias e Natureza e Humanas e Linguagens. "A importância desse momento dentro do Projovem Campo é que ele dá andamento às produções e pesquisas e isso configura a etapa final do projeto de Especialização promovido pelo instituto", explica a coordenadora do Programa, Evana Araújo.
O Curso de especialização promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) em parceria com o MEC, foi idealizado e está sendo desenvolvido pelo IEAF. "Trata-se de uma iniciativa pioneira a custo zero para os professores especialistas, que além de receber uma bolsa para participar do programa ainda tem toda formação, que acontece em Teresina, custeada pelo MEC e Governo do Estado", destaca Evana.
O próximo passo nesse projeto será a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso que acontece com a I Jornada Científica, que está prevista para março de 2013. Além de capacitar os professores que atuam no campo, esses profissionais tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a área em que atuam. Esses profissionais trabalham de forma integrada com os municípios.
Segundo a coordenadora, dentro dessa proposta foram realizadas passeatas em prol da sustentabilidade e da conscientização sobre o meio ambiente, feiras, fóruns e uma pesquisa junto aos municípios. "Fizemos a I Feira Solidária que teve como objetivo mostrar alternativas de trabalho e renda para a comunidade. A ideia foi abraçada por alguns municípios que se comprometeram a dar continuidade independentemente de atividade pedagógica, e essa intervenção é gratificante", ressalta Evana Araújo.
META DO PROJOVEM CAMPO
O projeto Saberes da Terra tem como meta oferecer a continuidade dos estudos de alunos com idade entre 18 e 29 anos que moram no campo. Para proporcionar formação aos professores que atuam com esse público o Instituto de Educação criou um projeto de especialização direcionado para educação do campo, que foi aprovado pelo MEC.
Trata-se de uma ação inédita, uma forma inovadora de trabalhar a educação no campo e que já está colhendo os primeiros resultados, pois alguns dos professores desse projeto vão atuar em outro projeto chamado Pronacampo.
govpi