• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), comemora uma importante conquista. De acordo com a avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 80% dos cursos obtiveram conceito igual e superior a três, o que significa que os conhecimentos vão de satisfatórios a excelentes.

 

A prova do Enade é aplicada aos alunos que estão ingressando ou concluindo o Ensino Superior, e visa avaliar o rendimento dos alunos de cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. De acordo com o pró-reitor de Ensino e Graduação, Francisco Soares, os resultados das provas, demonstram a melhoria do Ensino na Uespi. "É a prova de que a Uespi está organizada, no sentido de integrar administração superior  e incentivar os alunos a realizarem a prova", afirma.

 

A avaliação do Enade é feita em ciclos que contemplam as modalidades de licenciatura e bacharelado por vez, a cada três anos cada uma. Dos 57 cursos da Uespi avaliados em 2011, três cursos obtiveram nota 5, considerada excelente, 19 cursos conquistaram nota 4 e 23 cursos conseguiram nota 3.

 

Em Teresina, os cursos de Geografia dos Campi Torquato Neto e Clóvis Moura obtiveram nota 5. A coordenadora do curso de Geografia do Campus Torquato Neto, Elizabeth Mary Carvalho, diz que o resultado é uma combinação de fatores. "O resultado no Enade é um esforço conjunto entre professores e alunos em busca da qualidade no ensino da Uespi. E nisto também, o incentivo para a leitura, a pesquisa e a extensão," exalta a professora.

 

Segundo o coordenador do curso de Geografia do campus Clóvis Moura, Werton Francisco Rios da Costa, o resultado positivo foi fruto de muita motivação. "A obtenção de nota 5 no Enade foi fruto de uma equipe de professores compromissados, que ajudam a motivar os alunos", afirma. O professor lembra ainda do esforço contínuo dos estudantes de geografia que foram aprovados em Mestrado na UFPI.

 

Os campi do interior do Estado também se sobressaíram no exame. Os Cursos de Pedagogia, em Altos, e de História, em Parnaíba, obtiveram nota 5, a maior na avaliação do Enade.

 

Além disso, o Índice Geral de Cursos (IGC), que mede a qualidade de ensino nas instituições de Ensino Superior, divulgou recentemente os resultados em que a Uespi também demonstrou crescimento. Segundo Francisco Soares, a instituição avançou em 32% como o aumento do conceito de 1,9 para 2,5. "Isso se deve ao conjuntos de ações voltadas à melhoria da Universidade, à qualificação dos profissionais docentes e à contratação de novos professores, um investimento do Estado que recebe agora os primeiros retornos", conclui o pró-reitor.

 

Governo do estado