A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realizou ontem, 28, a avaliação educacional das escolas da rede estadual de ensino, através do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi).
As avaliações foram aplicadas em todas as escolas da rede e os alunos dos anos finais, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, são o público-alvo.
"Temos em torno de 80 mil alunos sendo avaliados em todo o estado e temos toda uma estrutura de apoio e coordenação trabalhando. Este ano, estamos avaliando apenas as escolas da rede estadual e pretendemos divulgar o resultado em fevereiro de 2013, para que tenhamos tempo de intervir em algum diagnóstico problemático já no início do ano letivo", explica Nonato Moura, coordenador do Saepi.
A coordenação do Saepi também disponibilizou uma equipe que ficou de plantão durante todo o dia, para apoio aos supervisores.
Além das séries finais, os alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro também estão sendo avaliados. "São 74 escolas participantes do ProEMI/Jovem de Futuro que estão realizando a avaliação formativa do programa hoje, simultaneamente à aplicação do Saepi. Queremos avaliar o que o aluno está efetivamente aprendendo", fala Regina Célia, coordenadora do ProEMI/JF da Seduc.
Avaliação formativa
A avaliação em larga escala é pressuposto básico para o entendimento do processo de aprendizagem e já aconteceu em outros momentos da implementação do programa, como a aplicação da avaliação diagnóstica em junho, também para o 1º ano das escolas participantes.
A avaliação diagnóstica se difere da formativa em seus objetivos. Para a avaliação diagnóstica, é importante avaliar em que momento os alunos estão acerca da aprendizagem, gerando um cenário de como está esse processo.
Assim, a avaliação formativa pode orientar e regular a prática pedagógica do professor e da escola, fornecendo subsídios para que também o próprio aluno compreenda seu processo de ensino aprendizagem.
Seduc