• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

 

O Piauí foi palco do lançamento nacional do IX Prêmio AMB de Jornalismo, nesta quarta-feira (14). A solenidade, realizada no Palácio de Karnak, contou com a presença do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Nelson Calandra, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de familiares do ministro Evandro Lins e Silva, piauiense homenageado no Prêmio AMB de Jornalismo.

 

De acordo com a AMB, o Prêmio tem o objetivo de estimular a cobertura jornalística qualificada  sobre temas relacionados à Magistratura, ao Judiciário e à Justiça cidadã. A premiação pretende desmitificar o conteúdo jurídico, aproximando-o do dia a dia do cidadão, de forma a ampliar o acesso da sociedade às decisões tomadas pela Magistratura.

 

Em seu discurso, o presidente da AMB, Nelson Calandra, destacou que, pela primeira vez em nove anos de história, a premiação não é lançada na sede da AMB, em Brasília. “Nossa homenagem ainda é pequena diante de todos os serviços prestados por Evandro Lins e Silva na defesa e fortalecimento da Democracia brasileira”, afirma.

 

Representante da Associação dos Magistrados do Piauí (AMAPI) no evento, o juiz Marcelo Mesquita frisou que o Prêmio de Jornalismo da AMB é importante para estreitar os laços entre a Magistratura e a imprensa. “O juiz, até pelo seu ambiente de trabalho, tem uma postura mais fechada. Muitas vezes não sabe escolher as palavras corretas e acaba não sendo compreendido pelo jornalista. A ação da AMB é importante para aproximar duas instituições tão importantes na garantia da liberdade e dos direitos republicanos”, reflete.

 

O neto de Evandro Lins e Silva, Lucas Lins e Silva, participou da solenidade e agradeceu a homenagem em nome da família. Emocionado, Lucas lembrou o orgulho de seu avô em ter nascido na Ilha de Santa Isabel, em Parnaíba. “Evandro não faz falta apenas para nós, familiares, mas para toda a nação”, diz. Para obter mais informações sobre o Prêmio AMB de Jornalismo basta acessar o site www.amb.com.br/premio/2012.

 

Mérito Renascença

 

Na oportunidade, o Governo do Piauí concedeu a Ordem do Mérito Renascença ao presidente da AMB, Nelson Calandra.

A honraria foi instituída em 31 de março de 1973 e é a mais alta comenda do Estado do Piauí. É destinada a agraciar personalidades e entidades nacionais e estrangeiras por serviços prestados ao povo piauiense.

Fonte: Ascom