Alunos e professores participaram da aula inaugural do Pronatec que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
No município florianense os participantes do lançamento estiveram atentos às informações que estavam sendo repassadas por educadores que estão integrados no programa. “vários cursos estão inseridos no programa e após o lançamento os alunos já passaram para as salas de aulas juntamente com os professores que estão fazendo parte desse projeto”, disse o professor Darley Santiago.
Ele afirmou que juntos, professores e alunos, estarão inseridos num calendário de ações educacionais com atividades teóricas e práticas.
O curso tem cerca de 200 horas/aulas e o foco é qualificação de pessoas. “São cursos para a qualificação de pessoas, trabalhadores e muitos dos participantes estão fora da escola, outros estão no ensino médio, mas não tem qualificação profissional e o Pronatec trabalha com o objetivo da qualificação das pessoas para o mercado de trabalho”, disse o professor Darley.
As aulas são todas realizadas no Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano, e os professores que passam a atuar no programa já estão inseridos no quadro educacional da escola. “Os professores são nossos e ministram aulas nos cursos técnicos, nos cursos superiores da instituição e existem educadores da Universidade, da rede estadual, ou seja, são pessoas qualificadas para trabalhar com esse público”, finalizou.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com