• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

parforA Secretaria da Educação e Cultura do Estado através da Gerência de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação informa que o calendário de atividades do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) está com uma novidade.

 

A partir deste ano, as secretarias de educação estaduais e municipais poderão informar diretamente na página da Plataforma Freire a demanda por formação inicial dos professores de sua rede. Os usuários com perfil de secretaria devem informar os dados em "Planejamento da demanda", até segunda-feira, 22 de outubro.

 

O Parfor é um Programa emergencial implantado com a finalidade de contribuir para que os professores em exercício na rede púbica de educação básica tenham acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Por meio dele, é financiada a oferta de turmas especiais, na modalidade presencial, implantadas em cursos de licenciatura gratuitos e de qualidade, destinados exclusivamente aos professores que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica.

 

De acordo com Ana Maria Almeida, gerente de Formação e Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (Gefapi), o objetivo do "Planejamento da demanda" é disponibilizar para as secretarias de educação municipais e estaduais uma ferramenta que lhes possibilite informar quantos professores de sua rede necessitam de formação inicial em nível superior.

 

A demanda informada permitirá que o fórum estadual permanente de formação de professores da educação possa articular e planejar, juntamente com as Instituições de Ensino Superior (IES), a oferta de cursos e vagas para 2013, no âmbito do Parfor, finaliza Ana Maria.

 

 

 Seduc