• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Incentivo à leitura através de projetos realizados pela escola. Este é um dos muitos fatores a que o professor Alberto Vieira, diretor da Unidade Escolar Didácio Silva, atribui para o desempenho da aluna do 9º Ano, Julie Ane Fernandes de Oliveira, selecionada com uma das 16 semifinalistas piauienses na 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

 

O concurso de produção de textos premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Para o diretor, promover o hábito entre os estudantes, aliados a outras práticas como projetos culturais e parceria com a família são fundamentais.

 

 

A Olimpíada, que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. É realizada entre alunos do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e Ensino Médio, em quatro categorias (Crônica, Memórias Literárias, Poema e Artigo de Opinião), distribuídas de acordo com a série em que o jovem está cursando.

 

Em cada categoria, quatro estudantes foram selecionados. A seleção foi realizada no último dia 16/10 pela comissão Julgadora Estadual. Os autores dos textos escolhidos participarão da próxima etapa, os Encontros Regionais, que acontecerá entre os dias 5 e 29/11 nas cidades de Natal, São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte. Dessa fase sairão os finalistas da Olimpíada.

 

Na categoria “Crônicas” foram selecionados alunos de Monsenhor Hipólito, Teresina e Oeiras. Com textos de Memórias Literárias, os quatro representantes são de Monsenhor Hipólito, Teresina e Floriano. Concorrendo na categoria “Poemas” estão alunos dos municípios de São José do Piauí, Teresina e Dom Inocêncio. Na categoria “Artigos de Opinião” os melhores textos são de Cocal dos Alves, Castelo do Piauí, Campo Maior e conceição do Canidé.

 

O resultado final, com anúncio dos textos vencedores, está previsto para acontecer no Encontro Nacional, a ser realizado nos dias 9 e 10/12.

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como o objetivo contribuir com a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Os seleções acontecem em caráter bienal, em anos pares. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

 

 

CCOM, com informações de escrevendo.cenpec.org.br